Fundamentos estratégicos promovendo a capacidade de inovação em negócios tradicionais e de impacto social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.17978

Palavras-chave:

Capacidade de inovação, Fundamentos estratégicos, Negócios tradicionais, Negócios de impacto social.

Resumo

A Capacidade de Inovação (CI) e os Fundamentos Estratégicos (FE) são elementos potencialmente relevantes à diferenciação dos Negócios Tradicionais (NT), pois podem contribuir para a geração de inovação tecnológica. No entanto, uma questão importante é investigar se esses elementos são igualmente importantes para os Negócios de Impacto Social (NIS) que geram inovação social. Nesse contexto, buscaram-se respostas para a questão de pesquisa, como os fundamentos estratégicos (FE) (missão, visão, valores e estrutura) podem contribuir para a capacidade de inovação (CI) de NT e NIS?  A fim de buscar resposta a essa questão o objetivo desse estudo é investigar as contribuições dos FE para a mobilização de recursos que fomentam a CI em NT e aqueles que promovem Inovação Social. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, adotou-se como método o estudo de caso múltiplo, sendo as unidades de análises: um NT, a BRAILE, e um NIS, o CREN. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e levantamento de documentos. Para a interpretação dos dados, adotou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.Ti, para a organização e codificação dos dados. Os principais resultados apontam que os FE em todas as suas subdivisões fomentaram a CI nas duas empresas. A pesquisa contribui para o entendimento de que os NIS precisam de uma estrutura organizacional estabelecida, como ocorre nos NT (com fins lucrativos).

 

 

 

Biografias Autor

Célia Maria Ronzani, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestre em  Administração

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA USP), 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA RP USP), 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2005. Atualmente é professora titular da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Coordena projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (n° 471875/2014-7), intitulado Geração de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Empresas de Base Tecnológica de Economias Emergentes. Nos programas de Mestrado e Doutorado, leciona as disciplinas: Gestão e Internacionalização do Empreendedorismo Inovador e Tópicos Especiais em Inovação. É também avaliadora de periódicos na área de Administração, como: Revista de Gestão e Projetos, Exacta (Online), RAUSP, Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE (RACEF), Future Studies Research Journal, Internext, Gestão & Regionalidade e Desenvolvimento em Questão. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão e Modelos da Inovação (UNINOVE), Estratégia de Inovação (UNINOVE), Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE), Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP e do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade da USP. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva e internacionalização da inovação

Eliane Martins de Paiva, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho, Graduada em Administração com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte/PB. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos, Organização e Sociedade (NEOS), coordenando a linha de pesquisa Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, logística reversa e Empreendedorismo.

 

 

Angelica Pigola, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Discente pela Universidade Nove de Julho - Curso de Mestrado em Administração (2020), Pós-Graduação em Administração de Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (2001) e Graduação em Administração de Empresas (40505) pela Universidade Paulista UNIP (1995). 26 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos trabalhando com Planejamento e Estratégia de RH, Mudança de Gestão e Transformação de RH, Remuneração e Benefícios, Folha de Pagamento e Impostos, Negociações Laborais, Relações com Empregados, Treinamento e Desenvolvimento e Recrutamento. Desenvolvimento de políticas de RH, mapas de processos e procedimentos de Serviços Operacionais, Remuneração e Benefícios para o Brasil e América do Latina: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México. Negociações Sindicais, Gestão de Cargos e Salários, Benefícios, Programas de Participação nos Lucros e Resultados, Desenvolvimento de Remuneração Estratégica e Gestão Sindical fizeram parte de projetos realizados. Realização de Planos de Recuperação e Emergência, Soluções de Resiliência para Recursos Humanos em Caso de Desastres. Apoiar Empresas em Fusões e aquisições trabalhando na gestão da mudança, apoiando aspectos regulatórios para as perspectivas de RH. Suporte a implementação de Serviço Global Compartilhado - implementação de HRIS, Portal de Autoatendimento de RH, Programa Esocial e Operações e Soluções de RH. Forte atuação na preparação dos processos contra fraude em folha de pagamento e Cyber-ataque contra as tecnologias de RH. Implementação e desenvolvimento de ferramentas de Gestão de Competências e avaliação de desempenho com aprovações electrónicas para a prestação de serviços de RH. Projetos de E-learning, Universidade Corporativa, Programa de Gestão de Desenvolvimento Executivo e Plano de Sucessão..

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

Ronzani, C. M., da Costa, P. R., de Paiva, E. M., & Pigola, A. (2021). Fundamentos estratégicos promovendo a capacidade de inovação em negócios tradicionais e de impacto social. Revista De Gestão E Projetos, 12(2), 56–84. https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.17978

Edição

Secção

Artigos