O papel estratégico do capital humano na gestão de crise – a Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.19255

Palavras-chave:

Gestão de crise, Gestão de pessoas, Capital humano, Estratégia.

Resumo

Uma crise mundial foi instaurada quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia. Os executivos de uma transportadora de gás natural por gasodutos deveriam implementar um plano de gestão de crise para lidar com a situação. O presente relato técnico tem como objetivo descrever as etapas adotadas na gestão da crise da pandemia de Covid-19 numa empresa de transporte de gás natural por gasodutos, apresentando os desafios enfrentados na análise do cenário, a tomada de decisões em meio à incerteza do momento e os impactos das decisões tomadas sobre o planejamento estratégico da empresa e seus trabalhadores.  A participação direta de uma das autoras no comitê de crise instaurado permitiu a produção do relato técnico conforme protocolo de Rojo (2014) segundo o método de estudo de caso.   Os resultados obtidos passaram pela decisão de operar remotamente, com 100% dos empregados em teletrabalho. Nenhuma interrupção no serviço de transporte de gás natural foi registrada no período. Foram registrados quatro casos de contaminação dentre os 175 funcionários da      empresa      entre março e junho de 2020, bem como quatro casos de contaminação dentre 149 dependentes diretos. Nenhum funcionário ou seu dependente precisou ser internado para tratamento e nenhum óbito foi registrado. E as ações estratégicas previstas para o ano foram mantidas e realizadas.

 

 

Biografias Autor

Carla Diniz dos Santos da Silva, Ibmec RJ

Mestre em Administração pelo Ibmec RJ

Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes, Ibmec RJ

Prof. Ana Beatriz Moraes, Phd.

Coordenadora dos Programas de Mestrado – IBMEC - RJ

Coordenadora da Graduação em Ciências Contábeis - IBMEC R

Referências

’t Hart, P., Rosenthal, U., & Kouzmin, A. (1993). Crisis decision making: The centralization thesis revisited. Administration & Society, 25(1), 12–45.

Albuquerque, R. A.; Koskinen, Y.;Yang, S.; & Zhang, C. (2020). Love in the Time of COVID-19: The Resiliency of Environmental and Social Stocks. SSRN, 32.

Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (2019). Anuário Estatístico 2019, 1-264. Recuperado em 30 de abril de http/anp.gov.br/publicacoes/anuario-estatistico/5237-anuario-estatistico-2019

Boin, A. (2019). The Transboundary Crisis: Why we are unprepared and the road ahead. Journal of Contingencies and Crisis Management, 27(1).

Caldeira, adilson, & Godoy, A. S. (2011). Barreiras e Incentivos à Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso. Revista de Gestão, 18(4), 513–530.

Cheema-Fox, A., LaPerla, B. R., Serafeim, G., & Wang, H. (2020). Corporate Resilience and Response During COVID-19. Harvard Businesss Scholl, 20–108.

Christensen, T., Andreas Danielsen, O., LÆgreid, P., & Rykkja, L. H. (2016). Comparing coordination structures for crisis management in six countries. Public Administration, 94(2).

Christensen, T., Lægreid, P., & Rykkja, L. H. (2016). Organizing for Crisis Management: Building Governance Capacity and Legitimacy. Public Administration Review, 76(6), 887–897.

Coombs, W. T. B. T.-R. of B. (2000). Designing Post-Crisis Messages: Lessons for Crisis Response Strategies, 21(3), 37.

Coulson-Thomas, C. (2019). Board Leadership, Crisis Governance and Governance in Crisis. Effective Executive, 22(3), 42–58. Recuperado em 30 de abril de 2020 de http://elib.tcd.ie/login?url=https://search.proquest.com/docview/2311516840?accountid=14404

Decreto No 10.329, de 28 de abril de 2020. Amplia a lista de atividades essenciais. Diário Oficial da União. Brasília. DF.

Drauz, R. (2014) Re-insourcing as a manufacturing-strategic option during a crisis—Cases from the automobile industry. Journal of Business Research, v. 67, n. 3, p. 346-353.

Edmans, A. (2011). Does the Stock Market Value Intangibles? Employee Satisfaction and Equity Prices: 9 / 10. Journal of Financial Economics, 101, 621–640.

Filardi, F., Castro, R. M. P. de, & Zanini, M. T. F. (2020). Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do Serpro e da Receita Federal. Cadernos EBAPE.BR, 18(1), 28–46.

Fri, A. G. (2020). How is Marel, a global manufacturing company headquartered in Iceland, dealing with the COVID-19 crisis? Master of Project Management, 1-21. Recuperado em 30 de abril de 2020 de https://skemman.is/bitstream/1946/36370/1/The%20COVID-19%20crisis%20-%20Case%20study.pdf.

Hermann, C. F. (1972). International crises; insights from behavioral research. (Free Press, Ed.).

Ikin, H. (2020). Perks and pitfalls of working from home: Will COVID-19 change the future of work? Australian Psychological Society. Recuperado em 30 de abril de 2020 de https://www.psychology.org.au/for-members/publications/inpsych/2020/June-July-Issue-3/Perks-and-pitfalls-of-working-from-home-(1)

Kim, Y., & Lim, H. (Dana). (2020). Activating constructive employee behavioural responses in a crisis: Examining the effects of pre-crisis reputation and crisis communication strategies on employee voice behaviours. Journal of Contingencies and Crisis Management, 28(2), 141–157.

Koirala, J., & Acharya, S. (2020). Dimensions of Human Resource Management Evolved with the Outbreak of COVID-19. SSRN Electronic Journal, 1–8.

Lado, A. A., & Wilson, M. C. (1994). Human resource systems and sustained competitive advantage: A competency-base ... Academy of Management Review, 19, 699–727.

Lockwood, N. R. (2005). Crisis Management in Today’s Business Environment: HR’s Strategic Role. The Society for Human Resource Management (SHRM), 1–10. Retrieved from https://www.shrm.org/hr-today/news/hr-magazine/documents/1205rquartpdf.pdf

Mckinsey. (2020). The path to the next normal, (May), 1–188. Recuperado em 30 de abril de 2020 de https://www.mckinsey.com/industries/healthcare-systems-and-services/our-insights/beyond-coronavirus-the-path-to-the-next-normal

Myer, R. A.; Conte, C., & Peterson, S. E. (2007). Human impact issues for crisis management in organizations. Disaster Prevention and Management: An International Journal, 16(5), 761–770.

Nathan, M. B. T.-R. of B. (2000). The Paradoxical Nature of Crisis, 21(3), 12.

Ng, T. W. H., Yam, K. C., & Aguinis, H. (2019). Employee perceptions of corporate social responsibility: Effects on pride, embeddedness, and turnover. Personnel Psychology, 72 (1). DOI: https://doi.org/10.1111/peps.12294

Penrose, E. (1959). Theory of the Growth of the Firm (1a. Ed.). São Paulo: Editora Unicamp.

Prahalad, C. K., & Hamel, G. (1990, May). The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, 79–91.

Robinson, C. (2005). Preparing for the Unexpected: Teamwork for Troubled Times. Journal for Quality and Participation, 28(1).

Rojo, C. A., & Walter, S. A. (2014). Resumo relato técnico: roteiro para elaboração. Revista Competitividade e Sustentabilidade, 1(N. 1), 1–8.

Santos, R. (2000). Plano Decenal de Expansão de Energia 2029, 1-393. Recuperado em 30 de abril de 2020 de https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/Documents/PDE%202029.pdf

Saraiva, L.A.S & Mercês, R.E. (2013) Terceirização na Gestão da Manutenção: Estudo de Caso de uma Mineradora. RAU, V. 11, n. 1

Schmidt, F.; & Mello, J. (2020). A crise de Covid-19: impactos da pandemia e recomendações de políticas públicas, 1-112. Recuperado em 30 de abril de 2020 de https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_internacional/200505_BAPI%2022%20_COVID%2019%20_%20COMPLETO_WEB.pdf

Shan, C.; & Tang, D. Y. (2020). The Value of Employee Satisfaction in Disastrous Times: Evidence from COVID-19. SSRN, 21(1), 1–9.

Spremic, M., Bajgorić, N., & Turulja, L. (2013). Implementation of it governance standards and business continuity management in transition economies: The case of banking sector in Croatia and Bosnia-Herzegovina. Ekonomska Istrazivanja, 26(1), 183–202.

Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). D ynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 187, 509–533.

Vardarlıer, P. (2016). Strategic Approach to Human Resources Management During Crisis. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 235, 463–472.

Wright, P M, Dunford, B. B., & Snell, S. A. (2001). Human resources and the resource based view of the firm. Journal of Management, 27(6), 701–721.

Wright, Patrick M, McMahan, G. C., & Mcwilliams, A. (1994). Human resources and sustained competitive advantage : A resource-based perspective Center for Effective. International Journal of Human Resource Management, 5, 301–326.

Yin, R. K. (2015) Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5ª Ed. Bookman.

Publicado

2021-06-15

Como Citar

da Silva, C. D. dos S., & Moraes, A. B. G. de M. (2021). O papel estratégico do capital humano na gestão de crise – a Pandemia de COVID-19. Revista De Gestão E Projetos, 12(2), 214–232. https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.19255

Edição

Secção

Relatos Técnicos