Contribuições de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em Um Laboratório de P&D de Uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.116Palavras-chave:
Escritório de Gerenciamento de Projetos, Universidade Pública, Projetos de P&D.Resumo
Os projetos de P&D desenvolvidos pelas universidades públicas carecem de uma estrutura formal voltada para o seu gerenciamento. A implantação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos – EGP introduz uma cultura de projetos responsável pela gestão dos empreendimentos enquanto os pesquisadores se concentram nos aspectos técnicos e científicos. Neste contexto, este relato técnico tem por objetivo identificar as principais contribuições do EGP no gerenciamento dos projetos implementados por um laboratório de pesquisa em uma universidade pública brasileira. Utilizando a estratégia de estudo de caso, esta pesquisa conclui que o escritório desempenha, não só funções características da área de gerenciamento de projetos, mas também é responsável por garantir o atendimento a aspectos formais inerentes ao ambiente público de pesquisa.
DOI:10.5585/gep.v3i2.116
Referências
Dimande, C.; Andrade, R. Proposição de uma alternativa de gestão de projetos para uma organização de pesquisa agroindustrial. In: XIII SIMPEP. Bauru, SP, 6 a 8 de Novembro de 2006 Anais... São Paulo, 2006.
Kerzner, H. Project Management: A systems approach to planning, scheduling and controlling. 10 th ed. New York:John Wiley & Sons, Inc. Hoboken, 2009.
Martins, G.; Theóphilo, C. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Morewy, D.; Sampat, B. Universities in national innovation systems. In: Fagerberg, J.; Mowery, D.; Nelson, R. (Eds.). The Oxford handbook of innovation. Oxford: Oxford University, p. 209-239, 2005.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OECD. Manual de Frascati: Metodologia proposta para a definição da investigação e desenvolvimento experimental. 2002. Diponível em . Acesso em: 08/12/2011.
Prado, D. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. Belo Horizonte: Desenvolvimento Comercial, 2000.
Rad, P.; Raghavan, A. Establishing an Organizational Project Office. AACE International Transactions. 2000.
Ribeiro, E; Moraes, J. Ruiz, A. Identificação e caracterização de dificuldades na execução de projetos de P&D financiados pela FINEP. In: VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 5, 6 e 7 de Agosto de 2010, Niterói. Anais eletrônicos... Niterói, 2010. Disponível em: <http://www.excelenciaemgestao.org/pt/edicoes-anteriores/vi-cneg/anais.aspx>. Acesso em: 20/12/2011.
Sato, C.; Dergint, D. A Utilização do Escritório de Projetos para a Gestão de Projetos Tecnológicos em Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). In: 4º Congresso ABIPTI 2004, 2004, Belo Horizonte, MG. Tecnologias para inclusão social: o papel dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília : ABIPTI, 2004. v. 1. p. 1-12, 2004.
Shenhar, A.; Dvir, D. Reinventando Gerenciamento de Projetos: A abordagem diamante ao crescimento e inovação bem-sucedidos. São Paulo: M.Books, 2010.
Valeriano, D. Gerência em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books, 1998.
Verzuh, E. The fast forward MBA in a Project Management. New York: John Wiley & Sons, 1999.
Yin, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.