Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Máximo 4 autores.
  • Todos os autores estão com dados completos de: ORCID, Instituição e sigla, Estado, País, biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento).
  • Todos os autores devem ser informados no momento da submissão, uma vez que não poderão ser alterados e/ou incluídos autores, após a submissão do artigo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  • URLs dos DOIs das referências foram informados com links, ou seja: https://doi.org antes do número, bem como URLs de documentos eletrônicos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • Informar no campo Comentários para o Editor, se o artigo é resultado de trabalhos oriundos de eventos e trabalhos acadêmicos.

Diretrizes para Autores

Política de submissão

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, e os editores devem acompanhar os mais recentes avanços editoriais científicos no mundo ibero-americano. Operacionalmente, a partir das etapas fornecidas pela plataforma Open Journal System (OJS), os artigos submetidos são avaliados no Processo de Avaliação por Pares pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico, adequação aos requisitos da American Psychological Association (APA) bem como nos demais preceitos editoriais da revista.

O artigo deve ser submetido somente online pelo site - Submissões

O artigo submetido à Podium será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico.

A revista Podium respeita a ética de publicação e segue integralmente os princípios de Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) desde o início de suas atividades em 2012 e sendo membro efetivo do COPE desde 2020. 

Para colaborar no envio dos artigos, elaboramos e disponibilizamos um manual para a Submissão em 4 passos

Diretrizes para Autores

Avaliação inicial - desk review do cumprimento das Condições para Submissão, Diretrizes para Autores, Política de Integridade Acadêmica 

  • Consiste na análise do cumprimento das Diretrizes para Autores. É verificado critérios quanto à Submissão, Metadados, Formatação, Autoria duplicada. Ao constatar divergências o artigo é arquivado e os autores notificados.

Os manuscritos aprovados nessa etapa são encaminhados para os editores responsáveis darem andamento na Avaliação Por Pares Blind Review

A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

Nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de ideias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista – se realizado nessa etapa, enviar o modelo de Declaração assinado – download e informar no campo Comentários para o Editor.

Diretrizes gerais

  1. É permitido o máximo de 4 (quatro) autores para cada artigo;
  2. Recomendado que o título do artigo seja curto, claro e conciso;
  3. O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza; informar no campo Comentários para o Editor;
  4. O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  5. O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;
  6. O Editor pode ou não aceitar um artigo após ele ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;
  7. O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
  8. O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  9. O artigo aprovado para publicação será submetido à Etapa de Edição;
  10. O Sistema Open Journal System (OJS) registra a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor(es) pode acompanhar o status de seu artigo pelo sistema.

Diretrizes Gerais de Redação

  1. Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA);
  2. Usar a fonte Times New Roman tamanho 12 em espaço simples;
  3. O layout da página deve ser papel Carta (21,59 x 27,94 cm), com todas as margens em 2,54 cm;
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  5. O artigo deve possuir no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo: Título, title, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, imagens e tabelas, referencial teórico, método, análise e discussão dos resultados, conclusões e as referências;
  6. Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10 e com legenda;
  7. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/

Resumo Estruturado

Em substituição ao resumo comum, a PODIUM solicita aos autores a elaboração de um resumo estruturado.

Composição do resumo estruturado

Título do trabalho: Deve indicar claramente qual o assunto e abordagem seguida, deve ser conciso, claro e descrever adequadamente o conteúdo do artigo.

Objetivo do estudo (obrigatório): Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever.

Metodologia/abordagem (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.

Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.

Principais resultados (obrigatório): Indicar sucintamente os principais resultados alcançados.

Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Contribuições sociais / para a gestão (opcional): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Palavras-chave: Entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho.

Formatação do resumo

  1. Máximo 250 palavras + título + palavras-chave = em português, inglês e espanhol.
  2. Usar fonte tamanho 12, espaço simples e justificado.
  3. Informar os títulos nos três idiomas, tanto no arquivo do artigo como nos metadados.
  4. Nas palavras-chave, usar fonte minúscula, com exceção de nomes próprios e siglas. Separar as palavras por virgula e não usar ponto final.

Partes do texto

Introdução: Deve deixar claro qual o foco teórico utilizado, especificar a questão de pesquisa que gerou o artigo, qual o método utilizado, quais os principais resultados e quais as contribuições ou implicações alcançadas com a pesquisa.

Revisão da literatura: Expor o fundamental do conhecimento já existente sobre o aspecto específico em estudo, os trabalhos referidos devem ter ligação com o presente trabalho equilibrando as pesquisas seminais com as mais recentes desenvolvidas, dando particular atenção ao estado da arte internacional da literatura sobre os temas tratados demonstrando conhecimento dos fundamentos, mas, também, os progressos mais recentes do campo.

Desenvolvimento conceitual e hipóteses: Um artigo pode ter, ou não, hipóteses, mas deve ter sempre um objetivo de construção de conhecimento a que podemos designar “desenvolvimento conceitual”. Ou seja, o artigo deve ter sempre uma sustentação conceitual específica que motiva o estudo. As hipóteses são propostas de relação entre duas ou mais variáveis, não sendo afirmativas. Não podem surgir como surpresa no texto e devem ser justificadas normalmente com os textos que às precedem. Com o objetivo de se verificar a coerência das hipóteses sugere-se a representação em uma figura das relações propostas nas hipóteses.

Método: Com o objetivo de permitir a replicação do estudo, o mesmo deve ser desenvolvido e descrito seguindo os passos propostos pelo método escolhido, demonstrados e justificados com embasamento teórico, os dados devem ser apropriados ao objetivo proposto e sem viés. O trabalho deve incluir explicações adequadas sobre os dados e fontes usados, atentando que dados primários e de fontes menos conhecidas requerem maior explicação. O processo de seleção da amostra deve ser descrito. Caso os dados tenham sido coletados por instrumentos de pesquisa, deve-se descrever o modo de construção do instrumento, bem como, sua forma de validação e aplicação. Os procedimentos utilizados para a análise dos resultados devem ser descritos.

Resultados: Inclui alguns elementos descritivos, comumente inclui-se tabelas com as estatísticas descritiva (média, desvio padrão, mínimo e máximo), tabelas com os resultados estatísticos como correlações. Na sequência a identificação sequencial se as hipóteses se verificam ou não. Além de conter um texto com os principais resultados.

Discussões e conclusões: Devem conter uma breve menção ao propósito do trabalho e como ele foi perseguido no trabalho, declaração clara sobre a contribuição e/ou as implicações do estudo sobre o conhecimento já existente, uma análise principal dos resultados obtidos face a teoria exposta, as limitações do estudo e as sugestões para as pesquisas futuras.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Reviewna condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Pronome de tratamento

E-mail*

Nome*

Orcid iD

Nome do meio

URL

Sobrenome*

Fone

Iniciais

Fax

Sexo

Endereço Postal

Instituição/Afiliação

País

Assinatura

Resumo da Biografia

*Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: podium@uninove.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

 Equipe Editorial Revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Referências

SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et alLei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm