Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Política de submissão
 

     A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, e os editores devem acompanhar os mais recentes avanços editoriais científicos no mundo ibero-americano. Operacionalmente, a partir das etapas fornecidas pela plataforma Open Journal System (OJS), os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos da American Psychological Association APA e demais preceitos editoriais da revista. ExemploReferencing and Citation Styles: APA 6th.

     Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista.

     Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação do programa detector de plágio.

     Em seguida, os textos submetidos são encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review.

     A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

     Nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de idéias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.

 Diretrizes Gerais de Redação

  1. O artigo submetido à Podium será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico; A revista Podium respeita a ética de publicação e segue integralmente os princípios de Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) desde o início de suas atividades em 2012 e sendo membro efetivo do COPE desde 2020. 
  • Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). APA e deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12 em espaço simples. O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);
  • O artigo deve possuir no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo: Título, title, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, referencial teórico, metodo, análise e discussão dos resultados, conclusões e as referências;
  • Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação do programa Oxsico (antiplágio).
  • Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10;
  • É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo;
  • O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
  • O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  • O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;
  • O Editor pode ou não aceitar um artigo após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;
  • O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
  • O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  • O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final;
  • No sistema OJS, adotado pela Revista Podium, o autor(es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;
  • O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor(es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;
  • O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;
  • O artigo deve ser submetido somente online pelo site - Submissões;
  • Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/;
  •  As informações dos autores devem ser preenchidas no momento da submissão, uma vez que não poderão ser alterados e/ou incluidos autores, após a submissão do artigo;
  • Manual para Autores - submissão em cinco passos.


ADOÇÃO DO RESUMO ESTRUTURADO:

Em substituição ao resumo comum, a PODIUM solicita aos autores a elaboração de um resumo estruturado contemplando:

Composição do resumo estruturado

(máximo 250 palavras + título + palavras-chave = em português, inglês e espanhol)

Título do trabalho: Deve indicar claramente qual o assunto e abordagem seguida, deve ser conciso, claro e descrever adequadamente o conteúdo do artigo.

Objetivo do estudo (obrigatório): Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever.

Metodologia/abordagem (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.

Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.

Principais resultados (obrigatório): Indicar sucintamente os principais resultados alcançados.

Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Contribuições sociais / para a gestão (opcional): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Palavras-chave: Entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho.

Introdução: Deve deixar claro qual o foco teórico utilizado, especificar a questão de pesquisa que gerou o artigo, qual o método utilizado, quais os principais resultados e quais as contribuições ou implicações alcançadas com a pesquisa.

Revisão da literatura: Expor o fundamental do conhecimento já existente sobre o aspecto específico em estudo, os trabalhos referidos devem ter ligação com o presente trabalho equilibrando as pesquisas seminais com as mais recentes desenvolvidas, dando particular atenção ao estado da arte internacional da literatura sobre os temas tratados demonstrando conhecimento dos fundamentos, mas, também, os progressos mais recentes do campo.

Desenvolvimento conceitual e hipóteses: Um artigo pode ter, ou não, hipóteses, mas deve ter sempre um objetivo de construção de conhecimento a que podemos designar “desenvolvimento conceitual”. Ou seja, o artigo deve ter sempre uma sustentação conceitual específica que motiva o estudo. As hipóteses são propostas de relação entre duas ou mais variáveis, não sendo afirmativas. Não podem surgir como surpresa no texto e devem ser justificadas normalmente com os textos que às precedem. Com o objetivo de se verificar a coerência das hipóteses sugere-se a representação em uma figura das relações propostas nas hipóteses.

Método: Com o objetivo de permitir a replicação do estudo, o mesmo deve ser desenvolvido e descrito seguindo os passos propostos pelo método escolhido, demonstrados e justificados com embasamento teórico, os dados devem ser apropriados ao objetivo proposto e sem viés. O trabalho deve incluir explicações adequadas sobre os dados e fontes usados, atentando que dados primários e de fontes menos conhecidas requerem maior explicação. O processo de seleção da amostra deve ser descrito. Caso os dados tenham sido coletados por instrumentos de pesquisa, deve-se descrever o modo de construção do instrumento, bem como, sua forma de validação e aplicação. Os procedimentos utilizados para a análise dos resultados devem ser descritos.

Resultados: Inclui alguns elementos descritivos, comumente inclui-se tabelas com as estatísticas descritiva (média, desvio padrão, mínimo e máximo), tabelas com os resultados estatísticos como correlações. Na sequência a identificação sequencial se as hipóteses se verificam ou não. Além de conter um texto com os principais resultados.

Discussões e conclusões: Devem conter uma breve menção ao propósito do trabalho e como ele foi perseguido no trabalho, declaração clara sobre a contribuição e/ou as implicações do estudo sobre o conhecimento já existente, uma análise principal dos resultados obtidos face a teoria exposta, as limitações do estudo e as sugestões para as pesquisas futuras.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  8. CADASTRO NO ORCID

    Como forma de padronização de autoria, o Comitê da PODIUM tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).

    • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.

    • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.