A Importância da Adoção do Sócio Torcedor como Estratégia de Inovação para Aumentar as Receitas dos Clubes de Futebol no Brasil

Autores

  • Marcos Vinicius Cardoso Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Paciello Silveira Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.99

Palavras-chave:

Sócio Torcedor, Inovação, Faturamento dos Clubes, Marketing Esportivo

Resumo

O presente artigo visa apresentar a adoção da estratégia de sócio torcedor como inovação com impacto direto no faturamento dos clubes de futebol brasileiros. Utilizando a teoria de gestão da inovação, inovação no esporte e do consumidor esportivo, aplicou-se uma análise qualitativa comparando a evolução da receita advinda dos sócios torcedores nos 12 principais clubes brasileiros. Os resultados mostram que na maioria dos casos a implementação inovadora do programa de Sócio Torcedor diminui o impacto das oscilações de receita com bilheteria no faturamento dos clubes em anos em que seu desempenho esportivo não tenha sido o esperado.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Cardoso, Universidade Nove de Julho

Professor do Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho

Marcelo Paciello Silveira, Universidade Nove de Julho

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Cardoso, M. V., & Silveira, M. P. (2014). A Importância da Adoção do Sócio Torcedor como Estratégia de Inovação para Aumentar as Receitas dos Clubes de Futebol no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(3), 12–24. https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.99

Edição

Seção

Artigos