A Co-Gestão como Administradora do Patrocínio Esportivo no Brasil: Uma Análise dos Casos Palmeiras-Parmalat e Fluminense Unimed-Rio.

Autores

  • Nicolas Caballero Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.94

Palavras-chave:

Co-gestão, Procedimentos, Resultados

Resumo

É de consenso entre muitas empresas no Brasil que grande parte dos patrocínios esportivos não alcançam o retorno esperado. Entre os fatores apontados está a não possibilidade de participação destas nas decisões das entidades esportivas. Neste contexto, a técnica gerêncial co-gestão apresenta-se como uma estratégia capaz de administrar o investimento realizado. Este trabalho tem como objetivo analisar a co-gestão como administradora do patrocínio esportivo. Para isto, tomou-se como objeto de estudo as duas principais co-gestões desenvolvidas no esporte brasileiro: Empresa Alimentícia Parmalat - Sociedade Esportiva Palmeiras e Unimed-Rio - Fluminense Football Club. Analisando os processos de co-gestão, observou-se o comprometimento das partes envolvidas para com os objetivos pré-estabelecidos. No entanto, procedimentos como seleção correta dos parceiros, definição de direitos e deveres, entre outras ações, devem acompanhar sua implantação. Por fim, apesar de obterem retornos significativos, as partes devem evitar uma dependência no processo, seja dos recursos financeiros do investidor ou da imagem da entidade esportiva.

 

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Biografia do Autor

Nicolas Caballero, Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

Graduado em Publicidade e Propaganda - Universidade federal de Santa MariaPós-graduado em Marketing - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São PauloMestrado em Ciência do Movimento Humano - Universidade Federal de Santa MariaDoutorado em Engenharia de Podução - Universidade Federal de Santa catarinaCoordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e da Pós-graduação em Marketing Esportivo do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Caballero, N. (2014). A Co-Gestão como Administradora do Patrocínio Esportivo no Brasil: Uma Análise dos Casos Palmeiras-Parmalat e Fluminense Unimed-Rio. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(3), 36–44. https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.94

Edição

Seção

Artigos