Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil

Autores

  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Fundação Salvador Arena
  • Diogo Martins Gonçalves Morais Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Fundação Salvador Arena
  • Ademar Caetano Vallada Júnior Fundação Salvador Arena
  • Cauê Aurélio Debia Fundação Salvador Arena

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.67

Palavras-chave:

Marketing, Marketing esportivo, Futebol, Clubes de futebol

Resumo

O marketing nunca esteve tão presente no futebol como atualmente. Fundamental para o bom momento do futebol brasileiro, a exploração do marketing esportivo pode caracterizar-se como importante fonte de receitas aos clubes, além de também ser responsável pela valorização de sua marca. Assim sendo, este estudo teve como objetivo verificar quais são as ações de marketing esportivo mais executadas por grandes clubes do futebol brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa descritiva-qualitativa, por meio da qual foram analisadas as ações de marketing esportivo desenvolvidas no período de 2008 a 2013 pelos cinco clubes nacionais com maior receita dentre os que disputaram a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2012. Assim, Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio e Flamengo foram selecionados, uma vez que juntos somaram aproximadamente 47% da receita total dos clubes brasileiros naquele ano. Como resultados, observou-se que as ações de marketing esportivo mais praticadas pelos clubes analisados foram: programa sócio torcedor, venda de jogadores, escolas de futebol oficiais, lançamento de livros e filmes, venda de cotas televisivas, disponibilização de canais de informações sobre o time, contratação de jogadores consagrados, patrocínio máster, lojas oficiais do clube (física e virtual) e, por fim, estabelecimento de agência de turismo exclusiva. É possível ainda afirmar que estas ações mais reproduzidas pelos clubes analisados evidenciaram-se como as principais geradoras de receita e crescimento econômico destes no período pesquisado. Não obstante, as demais ações encontradas na pesquisa também demonstraram-se importantes, pois complementaram o esforço dos clubes na fidelização de seus torcedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Fundação Salvador Arena

Doutor em Administração pela USP, Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Diogo Martins Gonçalves Morais, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Fundação Salvador Arena

Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professor da Fundação Salvador Arena

Ademar Caetano Vallada Júnior, Fundação Salvador Arena

Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Fundação Salvador Arena

Cauê Aurélio Debia, Fundação Salvador Arena

Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Fundação Salvador Arena

Downloads

Publicado

01.06.2014

Como Citar

Gaspar, M. A., Morais, D. M. G., Vallada Júnior, A. C., & Debia, C. A. (2014). Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 12–28. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.67

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.