Editorial v. 1, n. 2

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Novede Julho, UNINOVE,

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v1i2.33

Resumo

É com enorme prazer que publicamos o segundo número de nossa segunda revista. Este número traz uma série de estudos interessantes, focados principalmente na Gestão do Esporte.

O primeiro artigo da professora Rosa López de D’Amiconos traz uma pesquisa sobre opiniões de membros de seis organizações nacionais de ginástica: Austrália, França, Itália, Equador, Indonésia e Nova Zelândia, que são comparados à luz das teorias existentes da globalização e cultura esportiva de atletas de alto rendimento.

“Variáveis internas e externas ao indivíduo que influenciam o comportamento de retenção de sócios fitness”. De autoria dos pesquisadores portugueses Celina Gonçalves, Abel Correia e Ana Diniz tratam de perceber a influência do comportamento dos consumidores na retenção de sócios em academias de ginástica.

O artigo seguinte, realizado por quatro pesquisadores do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer /DEF/IB/UNESP, “Vantagens organizacionais da Gestão da Informação e do Conhecimento em um sistema público: o caso Rede CedesMe”, tem por objetivo analisar as vantagens organizacionais da gestão da informação e do conhecimento no sistema da Rede CEDES, do Ministério do Esporte. A professora Gisele Maria Schwartz, Livre Docente em Ciências da Saúde pela UNESP, coordena o trabalho de seu grupo de pesquisa com excelência e traz uma ótima contribuição para a compreensão da necessidade de se repensar o papel da gestão do conhecimento nas organizações públicas.

Os “Estudos Olímpicos” continuam a mostrar a sua vitalidade que ultrapassa, e muito, a simples contemplação dos Jogos Olímpicos. Alcides Vieira Costa, Gustavo Pires e Alberto Reppold Filho apresentam “Grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comitê Olímpico Internacional: os Direitos Humanos”. O texto aborda os direitos humanos como uma linha ideológica de orientação estratégica do COI no período que decorreu entre os Jogos Olímpicos (JO) de Atenas (1896) e os de Pequim (2008)...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.12.2012

Como Citar

Malaia Santos, J. M. C. (2012). Editorial v. 1, n. 2. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 1(2), 01–02. https://doi.org/10.5585/podium.v1i2.33

Edição

Seção

Editorial