Maldição do Vencedor: Uma Análise das Transações Ocorridas nos Clubes do Futebol Mundial

Autores

  • Josimar Pires da Silva Universidade de Brasília - UnB.
  • Paulo Sérgio Almeida Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá.
  • Emerson Santana de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia. Face - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
  • Andréia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau- FURB.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.194

Palavras-chave:

Maldição do vencedor, Esporte, Futebol, Contabilidade.

Resumo

A literatura afirma que a maldição do vencedor está associada ao fato de vencedores de leilões pagarem pelo valor de um bem acima do seu valor real ou daquilo que ele poderia resultar em ganhos para o comprador. O objetivo deste artigo consiste em verificar se os clubes de futebol em âmbito mundial ao realizarem suas principais transações comerciais no tocante à compra e venda de jogadores, incorrem na “Maldição do Vencedor”. A pesquisa descritiva por meio do banco de dados do Transfermarkt faz uma análise das principais negociações envolvendo renomados clubes e também jogadores de futebol nos últimos anos. Fora percebido que os maiores clubes de futebol em valor de mercado incorreram na maldição do vencedor, i.e., adquiriram jogadores pagando cifras milionárias, os quais não geraram para o clube os resultados esperados tanto em termos de premiações quanto de benefícios econômicos. Não obstante, a análise em relevo limita-se a expectativas probabilísticas da ocorrência da maldição do vencedor, bem como a fatores contingenciais tais como: comportamento humano, lesões, etc. Ademais o artigo, contribui para literatura sobre maldição do vencedor, sobretudo, na sua relação com o mercado do futebol, em que existem incertezas acentuadas, igualmente, a própria mensuração e reconhecimento contábil de tais transações são frágeis em estimar o verdadeiro recurso econômico decorrente da formação ou da contratação de um jogador de futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Pires da Silva, Universidade de Brasília - UnB.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB.

Paulo Sérgio Almeida Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB. Professor Assistente na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá.

Emerson Santana de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia. Face - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB.

Andréia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau- FURB.

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

da Silva, J. P., Santos, P. S. A., de Souza, E. S., & Dani, A. C. (2017). Maldição do Vencedor: Uma Análise das Transações Ocorridas nos Clubes do Futebol Mundial. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 22–42. https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.194

Edição

Seção

Artigos