Um Estudo Experimental sobre os Efeitos da Propaganda na Intenção de Uso de Serviços de Personal Trainer

Autores

  • Verônica de Oliveira-Lopes Universidade de São Paulo - USP.
  • Ary José Rocco Júnior Universidade de São Paulo - USP.
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.208

Palavras-chave:

Contágio emocional, Propaganda, Intenção de uso, Personal Trainer.

Resumo

Tendo como objetivo identificar qual tipo de modelo e/ou ação expressiva gera maior intenção de uso em cada grupo determinado, o presente estudo é uma pesquisa experimental, conduzida por meio da manipulação de propagandas de serviços de personal trainer, utilizando dois tipos de modelos: um com alto nível de hipertrofia e outro apenas aparentemente condicionado. Associada à manipulação do biótipo dos modelos, foi manipulada a ação expressiva dos mesmos, sendo esta apresentada em forma de semblante sério ou sorrindo. Com essas manipulações, foram analisadas as intenções de uso do serviço de personal trainer, tanto geral quanto de acordo com o gênero do respondente. As imagens dos endossadores (modelos) mais bem-aceitas (em termos de intenção de uso) no pré-teste foram utilizadas em propagandas, tendo sido selecionadas duas imagens de cada modelo – uma séria e uma sorrindo para cada um deles. Assim, por meio do QuestionPro, as quatro propagadas foram distribuídas virtualmente para a avalição da amostra, sendo que cada indivíduo analisou apenas uma delas. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do SPSS versão 21. De forma geral, nenhum biótipo despertou maior intenção de uso do serviço de personal trainer, porém, o modelo hipertrofiado sorrindo e o modelo condicionado sério apresentam as maiores médias de intenção de uso (e não há diferença significativa entre esses dois). Para as mulheres, esse resultado se confirma e se repete. Já para os homens, a maior intenção de uso foi despertada sempre pelo modelo com alto nível de hipertrofia, independentemente de sua ação expressiva.

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Biografia do Autor

Verônica de Oliveira-Lopes, Universidade de São Paulo - USP.

Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo.

Ary José Rocco Júnior, Universidade de São Paulo - USP.

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo, (Brasil). Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EEFE/USP.

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo. Professor de Marketing da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e da Universidade Federal de São Paulo - USP, São Paulo.

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Publicado

01.08.2017

Como Citar

Oliveira-Lopes, V. de, Rocco Júnior, A. J., & Lopes, E. L. (2017). Um Estudo Experimental sobre os Efeitos da Propaganda na Intenção de Uso de Serviços de Personal Trainer. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(2), 242–262. https://doi.org/10.5585/podium.v6i2.208

Edição

Seção

Artigos