SAMU Industrial: Uma Proposta de Atendimento Pré-Hospitalar em Polo Industrial e Petroquímico

Autores

  • Renato Aparecido Dutra Matos CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.16

Palavras-chave:

Emergências, Serviços de Saúde de Emergências, Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, Acidentes Químicos, Política de Saúde.

Resumo

A vulnerabilidade de riscos iminentes frente aos acontecimentos imprevisíveis de natureza ambiental, desastres naturais, catástrofes, acidentes envolvendo produtos perigosos e entre outras situações de emergências químicas caracterizadas por intermitente gravidade, duração e amplitude, têm despertado a atenção das autoridades públicas, empresários, trabalhadores e comunidades em complexo polo industrial e petroquímico. O estudo teve por objetivo: Discutir pressupostos em implantação de um nexo componente ao SAMU/192 com ênfase na atenção às emergências associado ao atendimento às urgências envolvendo acidentes por substâncias químicas. Trata-se de um estudo descritivo caracterizado por revisão de literatura. Foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados SciELO, Bireme, Periódicos Capes e LILACS. O refinamento da pesquisa constituiu-se pela conjunção dos descritores chaves (DECs): emergências, serviços de saúde de emergências, atendimento de emergência pré-hospitalar; acidentes químicos e política de saúde. Artigos de procedência nacional, idioma português, periodicidade de publicação entre os anos de 1995 a 2011. Os resultados evidenciaram a necessidade em nortear os programas em Atendimento Pré Hospitalar (APH), o conhecimento sobre técnicas e protocolos de resposta a emergência com produtos perigosos. Os acidentes envolvendo substâncias químicas requerem enorme envolvimento das equipes de emergência e conhecimentos especializados em produtos perigosos para garantir que as atividades de controle e assistência sejam adequadas. Apesar dos avanços da política pública de atenção integral às urgências, continuam a discussão e o aprimoramento, especialmente as situações de extremo risco em emergências químicas. Preconizam-se ações conjuntas do Governo Federal, Estadual e Municipal na estratificação do Samu Industrial, visando celebração de convênios e parcerias com as indústrias em polo industrial e petroquímico, além de participação dos trabalhadores e comunidade, visando à redução da morbidade e da mortalidade por acidentes envolvendo produtos perigosos e acidentes ampliados.

DOI: 10.5585/rgss.v1i2.16

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Aparecido Dutra Matos, CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

GESTÃO APH

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Dutra Matos, R. A. (2012). SAMU Industrial: Uma Proposta de Atendimento Pré-Hospitalar em Polo Industrial e Petroquímico. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 1(2), 122–139. https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.16

Edição

Seção

Artigos