Avaliação do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) nos Municípios do RN com Vistas à Definição de Estratégias de Gestão

Autores

  • Lianny Maria Forte Universidade Potiguar
  • Fábio Chaves Nobre Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.114

Palavras-chave:

IDSUS, Estratégias de Gestão, PROADESS, Ministério da Saúde, Efetividade.

Resumo

Este estudo objetiva avaliar o IDSUS nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, com o segundo melhor resultado na região Nordeste e 12ª colocação no ranking nacional. Assim, objetivou-se avaliar, estatisticamente, o perfil deste índice no estado do RN, visando o delineamento de estratégias de gestão. Como recurso metodológico, utilizou-se a estatística descritiva, além de um estudo comparativo entre as variáveis abrangendo o período de 2008 a 2011. Com os resultados apresentados, infere-se que uma gestão dos recursos destinados à saúde interfere diretamente no resultado do IDSUS, onde o planejamento e a destinação racional destes recursos podem promover um cenário de qualidade na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lianny Maria Forte, Universidade Potiguar

Bacharela em Administração pela Universidade Potiguar, Brasil.

Fábio Chaves Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestrado Profissionalizante em Economia (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2006); Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido , Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Forte, L. M., & Nobre, F. C. (2014). Avaliação do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) nos Municípios do RN com Vistas à Definição de Estratégias de Gestão. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 3(1), 82–93. https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.114

Edição

Seção

Artigos