Estudo Quanti-Qualitativo do Fluxo de Regulação de Leitos Hospitalares no Paraná

Autores

  • Andrea Ferreira Caria Bugês Departamento de Odontologia Social, Faculdade de odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, Brasil.
  • Livia Fernandes Probst Departamento de Odontologia Social, Faculdade de odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, Brasil.
  • Denise de Fátima Barros Cavalcante Departamento de Odontologia Social, Faculdade de odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, Brasil.
  • Jaqueline Vilela Bulgareli Departamento de Odontologia Social, Faculdade de odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.317

Palavras-chave:

Hospitalização, Número de Leitos em Hospital, Acesso aos Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Controle de Acesso, Gestão em Saúde.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar possibilidades e limites na regulação das internações de média e alta complexidade na central de leitos da Macro Norte do Estado do Paraná. Na primeira etapa (quantitativa), foram obtidos dados relativos ao cadastro da central de regulação de leitos da Macro Norte. A segunda etapa (qualitativa) consistiu em entrevista junto aos gestores municipais e estaduais. 11% dos casos cadastrados não foram regulados e, em 35% dos casos cadastrados, o acesso não se deu por mecanismos rotineiros. O desempenho e a ocupação dos leitos em cada regional de saúde foi diferente, devido à infraestrutura assistencial deficitária, fragilidade das pactuações entre os gestores e prestadores, redes de atenção à saúde fragmentadas, atuação da regulação e interferências nas ações regulatórias. Conclui-se que a regulação da Macro Norte procura garantir o acesso do usuário na urgência, embora não apresente desempenho máximo por problemas organizacionais e estruturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Fernandes Probst, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, Brasil.

Doutoranda em Odontologia em Saúde Coletiva (FOP-UNICAMP).

Aluna do MBA em Economia e Avaliação em Tecnologias da Saúde (Hospital Alemão Oswaldo Cruz).

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Bugês, A. F. C., Probst, L. F., Cavalcante, D. de F. B., & Bulgareli, J. V. (2017). Estudo Quanti-Qualitativo do Fluxo de Regulação de Leitos Hospitalares no Paraná. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(3), 265–275. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.317