Hemoterapia: as dificuldades encontradas pelos enfermeiros

Autores

  • Priscilla Siqueira da Silva Universidade São Camilo - SP
  • Valnice de Oliveira Nogueira Unifesp; Uninove - SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1125

Palavras-chave:

Enfermagem. Hemoterapia. Prática profissional.

Resumo

Neste artigo buscou-se identificar as principais dificuldades encontradas pelos enfermeiros em Hemoterapia. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória com 18 Enfermeiros que desenvolvem atividades em Serviços de Hemoterapia e/ou Agências Transfusionais de Hospitais de Grande Porte na cidade de São Paulo. As principais dificuldades relatadas pelos enfermeiros que atuam nos Serviços de Hemoterapia foram a cobrança relacionada ao conhecimento específico; a ausência ou a ineficiência de treinamento na ocasião da admissão; de programas de aperfeiçoamento, manejo e monitorizarão de equipamentos específicos do setor além de não se sentirem suficientemente capacitados para atuar na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Siqueira da Silva, Universidade São Camilo - SP

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Universitário São Camilo

Valnice de Oliveira Nogueira, Unifesp; Uninove - SP

Enfermeira. Orientadora. Mestre em Enfermagem pela UNIFESP. Professora do Curso Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da UNINOVE.

Downloads

Publicado

05.08.2008

Como Citar

1.
Silva PS da, Nogueira V de O. Hemoterapia: as dificuldades encontradas pelos enfermeiros. Cons. Saúde [Internet]. 5º de agosto de 2008 [citado 19º de abril de 2024];6(2):329-34. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1125

Edição

Seção

Artigos