Avaliação do conhecimento da abordagem de trauma dental pelos profissionais de creches
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i1.1438Palavras-chave:
Creches, Odontopediatria, Qualificação profissional, Traumatismos dentários.Resumo
O trauma dental na infância ocorre em locais de assistência a essa fase. O tempo entre o acidente e a intervenção do odontólogo interfere no prognóstico. Avaliou-se o conhecimento de trinta profissionais de duas creches sobre manejo de trauma dental. Por meio de pesquisa descritiva transversal, foi aplicado um questionário para avaliar o perfil dos sujeitos, exemplificando situações de trauma dental e quais seriam os primeiros socorros. Apenas 3,3% foram treinados para tratar desse tipo de trauma, e 26,7% tinham curso de primeiros socorros. Os sujeitos eram do sexo feminino. 83,3% dos pesquisados já cursava ou haviam concluído o nível superior; 60% tinham de 5 a 20 anos de experiência profissional, e 47%, de 30 a 39 anos. Na média, 30% acertaram as respostas do questionário. Foi aplicado o teste Qui-quadrado. Não houve relação entre conhecimento sobre trauma dental e experiência profissional ou formação dos sujeitos. Concluiu-se que a maioria dos sujeitos não está preparada para lidar com trauma dental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 ConScientiae Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.