Exercícios de resistência progressiva (ERP): uma prática homogênea em função do número de séries

Alessandro Barreta Garcia, Rui Anderson Costa Monteiro, Herbert Ugrinowitsch, Ubiratan Silva Alves, Eduardo Gunther Montero

Resumo


Os exercícios de resistência progressiva ERP representam uma metodologia de treinamento que visa principalmente ao aprimoramento de componentes da aptidão física geral. Sua prática complexa, derivada da heterogeneidade natural dos indivíduos, despertou interesse em identificar qual dos sistemas é mais prescrito por especialistas, professores e estagiários de educação física: se o de série única (1 série) ou o de séries múltiplas (2, 3 ou 4 séries). Fez-se a pesquisa por meio de 19 questionários distribuídos entre as 7 grandes academias de São Paulo, capital, que foram analisados e interpretados de forma qualitativa. Em desacordo com fontes originais, que norteiam a prescrição dos ERP, os resultados representam uma prática homogênea, tradicional e extremamente discutível.

Palavras-chave


número de séries; força muscular; hipertrofia muscular.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v2i0.201

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.