Comparação entre habilidades motoras observadas em crianças e em adultos surdocegos

Autores

  • Emerson Fachin Martins Universidade de Brasília
  • Nadia Ivanov Univesidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i1.2120

Palavras-chave:

Adulto, Atividade motora, Cegueira, Criança, Surdez.

Resumo

OBJETIVOS: Verificar a presença de algumas habilidades motoras em crianças e adultos surdocegos. MÉTODO: Para isso, utilizou-se teste Qui-quadrado para comparar as frequências observadas nos adultos com as esperadas em relação às proporções observadas nas crianças. Para cada habilidade verificada como presente foi calculado a porcentagem de ocorrência no total do grupo. A maioria das habilidades estava presente nas crianças e nos adultos, com exceção de três habilidades totalmente ausentes entre as crianças. RESULTADOS: Adultos apresentaram taxa de presença aumentada para quase todas as habilidades quando comparados com as crianças. Entretanto, para duas das habilidades avaliadas, os adultos mostraram taxa de presença diminuída quando comparada com as crianças. CONCLUSÕES: Verificou-se que, apesar de algumas das habilidades avaliadas terem sido observadas em baixa frequência, todas estavam presentes nos adultos, sugerindo que crianças e adultos surdocegos poderiam ser treinados a adquirir essas habilidades motoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Fachin Martins, Universidade de Brasília

Graduado Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 1998. Titulou-se Mestre em Psicologia pelo Programa de Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (USP) em 2001 e Doutor pelo mesmo programa em 2007. Atualmente é Professor Adjunto no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência acadêmica nas áreas de Neurociências, Ciências do Movimento, Reabilitação Neuromotora e na utilização do Movimento como estratégia Terapêutica.

Nadia Ivanov, Univesidade Municipal de São Caetano do Sul

Fisioterapeuta formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - 2005 e pós graduanda em neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos - 2006.

Downloads

Publicado

17.06.2010

Como Citar

1.
Martins EF, Ivanov N. Comparação entre habilidades motoras observadas em crianças e em adultos surdocegos. Cons. Saúde [Internet]. 17º de junho de 2010 [citado 28º de março de 2024];9(1):63-70. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2120

Edição

Seção

Ciências aplicadas