Estado nutricional e padrões de aleitamento em crianças acometidas por doenças respiratórias no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2155Palavras-chave:
Alimentação, Amamentação, Crianças, Infecção respiratóriaResumo
Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar as principais características de aleitamento até o sexto mês de vida de crianças de 0 a 59 meses que apresentaram infecção respiratória e seu estado nutricional atual. Método: Esse estudo foi realizado por meio da comparação de dois estudos transversais, de base populacional, na cidade do Rio Grande/RS, em 1995 e 2004. No segundo estudo, houve um aumento significativo na proporção de crianças com déficit de altura/idade. Resultados: As curvas de amamentação exclusiva e amamentação predominante mostraram uma queda progressiva dessa prática até o sexto mês, sendo o aleitamento misto predominante na prática de alimentação infantil, mais comum entre as crianças com doenças respiratórias dessa cidade. Conclusão: Portanto, apesar da difusão dos benefícios da amamentação exclusiva, essa prática é pouco utilizada em Rio Grande/RS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.