Realidade da adequação de indústrias de médio porte às normas ergonômicas

Autores

  • Juliana Lemos Silva Universidade de São Paulo
  • Dernival Bertoncello UFTM, MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2191

Palavras-chave:

DORT, Ergonomia, Saúde do trabalhador.

Resumo

Introdução: Mais do que cumprir leis vigentes, é obrigação de toda empresa adotar as diretrizes legais e referências ergonômicas aprovadas pela política nacional para a implementação de um sistema de gestão que garante a extensão dos direitos à segurança e saúde do trabalhador e do dever a todo empregador. Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi caracterizar a adequação das indústrias, pertencentes aos Distritos Industriais da cidade de Uberaba – Minas Gerais, às leis e medidas ergonômicas. Metodologia: Para isso, foram realizadas entrevistas em 45 empresas participantes dos três distritos industriais desta cidade através da aplicação de um questionário desenvolvido para este trabalho. A aprovação prévia do Comitê de Ética e Pesquisa se fez necessária para a realização da pesquisa. Resultados e conclusões: Os resultados encontrados mostram a presença de um tímido processo inicial de conscientização e implantação da ergonomia como prática diária dentro do ambiente laboral dessas empresas, estando as mesmas distantes de plena adequação ergonômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lemos Silva, Universidade de São Paulo

Mestre em Medicina Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Dernival Bertoncello, UFTM, MG

Doutor e Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Downloads

Publicado

10.08.2010

Como Citar

1.
Silva JL, Bertoncello D. Realidade da adequação de indústrias de médio porte às normas ergonômicas. Cons. Saúde [Internet]. 10º de agosto de 2010 [citado 17º de julho de 2024];9(2):227-3. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2191

Edição

Seção

Ciências aplicadas