Avaliação instrumentada da função de membros superiores em tarefas simples e dupla

Autores

  • Camila Astolphi Lima Universidade Cidade de São Paulo
  • Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas Universidade Cidade de São Paulo
  • Sandra Regina Alouche Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conscientiaesaude/2011/v10n1/2494

Palavras-chave:

Atenção, Atividade motora, Membros superiores.

Resumo

Introdução: Os movimentos dos membros superiores são frequentemente realizados em conjunto com outras tarefas, o que pode afetar o seu desempenho. Objetivos: Avaliar o desempenho de movimentos dirigidos a alvos em jovens, quando uma tarefa cognitiva é realizada simultaneamente. Método: Vinte jovens sadios, destros, realizaram traçados entre dois alvos, o mais rápido possível, sobre uma mesa digitalizadora, com o membro direito e esquerdo, isoladamente e durante a tarefa cognitiva. Alvos de diferentes dimensões (0,5 cm, 1 cm e 1,5 cm) ou posicionados em distâncias distintas do ponto de partida (15 cm, 25 cm e 35 cm) foram utilizados. Resultados: A duração foi maior para completar o traçado quando realizando a tarefa cognitiva, principalmente para os homens. A duração e o erro de linearidade foram maiores em razão da distância do alvo. Conclusão: A execução de uma tarefa cognitiva secundária interfere negativamente no desempenho de movimentos dos membros superiores dirigidos ao alvo.

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Biografia do Autor

Camila Astolphi Lima, Universidade Cidade de São Paulo

Curso de Graduação em Fisioterapia

Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo

Educadora Física, Docente do Programa de Mestrado em Fisioterapia

Sandra Regina Alouche, Universidade Cidade de São Paulo

Fisioterapeuta, Docente do Programa de Mestrado em Fisioterapia

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Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Lima CA, Freitas SMSF de, Alouche SR. Avaliação instrumentada da função de membros superiores em tarefas simples e dupla. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 15º de novembro de 2024];10(1):93-101. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2494

Edição

Seção

Ciências aplicadas