Exercícios físicos diminuem a dor, a depressão e melhoram a qualidade de vida de pessoas com fibromialgia.

Autores

  • Ricardo de Azevedo Klumb Steffens Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo Brandt Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juliana Souza Felipe Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2770

Palavras-chave:

Depressão, Dor, Exercício físico, Fibromialgia.

Resumo

Objetivos: Investigar na literatura os efeitos do exercício físico na Fibromialgia (FM) em relação às variáveis dor, depressão e qualidade de vida. Métodos: Realizou-se uma pesquisa nos indexadores SciELO, Medline e PubMed com as palavras-chave fibromyalgia and exercise, em artigos publicados nos ultimos 20 anos, de janeiro de 1991 a fevereiro de 2011. Resultados: Em relação à variável dor, tanto as atividades aeróbias como os exercícios de resistência muscular localizada mostraram efeitos benéficos na fibromialgia. Quanto ao efeito sobre os níveis de depressão, os exercícios (QiGong, aeróbios e de força) se mostraram favoráveis à sua diminuição. Referente à variável qualidade de vida, verificou-se a melhora dessa variável com a prática de exercícios aeróbios, de força e de flexibilidade, mostrando seus efeitos positivos para os pacientes com fibromialgia. Conclusão: O exercício físico ajuda no tratamento da fibromialgia, influenciando de maneira positiva e diminuindo a dor, a depressão e melhorando a qualidade de vida da população acometida dessa doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Azevedo Klumb Steffens, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Bacharel em Educação Física e Esportes pela própria universidade. Possui duas especializações: Metodologia da Preparação Física Personalizada - Personal Training (2002) e Fisiologia do Exercício (2004). É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício LAPE UDESC. É participante no Programa de Extensão "Psicologia do Exercício e do Esporte aplicada à saúde", também da UDESC, atuando em seus três projetos de extensão: 1)Exercício físico, caminhada e psicologia do exercício no tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 2)Psicologia do exercício, terapia integrativa e yoga na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 3)Abordagem multidisciplinar e psicologia do exercício na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia. Trabalha também como Personal Trainer voltado para a atividade física e saúde.

Ricardo Brandt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Fisica, especialização em Fisiologia e Prescrição de Atividade Física à Saúde e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte e do exercício, psicologia do esporte adaptado, avaliações em atletas de alto rendimento. É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte -LAPE. Técnico de Nível Superior contratado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT/ Financiadora de estudos e Projetos - FINEP / Ministério do Esporte - ME/ Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT / Ciência e Tecnologia para o Esporte Convênio Referência FINEP n.º 1728/06 Projeto Performance Humana no Iatismo. Socio proprietário da K2 Assessoria Esportiva, com atuação em prescrição de treinamento esportivo para corredores de rua, maratonistas e triatletas. Realiza treinamento mental com enfase em técnicas de controle do estresse e ansiedade, assim como no desenvolvimento e manutenção da concentração e atenção em atletas em treinamento e competição.

Juliana Souza Felipe, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é aluna do Programa de pós-graduação - Especialização - em Psicologia do Esporte pela Universidade Positivo, Curitiba/PR. É aluna especial do programa de mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Psicologia do Esporte e Exercício na mesma instituição. Atua ainda como Psicóloga do Esporte, realizando intervenção.

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Foi Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2006 - 2010), sendo o atual Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.É graduado em Educação Física pela UDESC (1985). Possui dois mestrados, o primeiro em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990) e o segundo em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Especialização em Treinamento Desportivo University of Maryland - UMD EUA, Psicologia do Esporte - UMD - EUA e Aprendizagem Motora - UMD EUA (1994 1996). Realizou seu doutoramento em Engenharia de Produção (Tese em Psicologia do Exercício) pela Universidade Federal de Santa Catarina e parte destes estudos na UMD - EUA. Atualmente é professor da Graduação, Mestrado e Doutorado do CEFID - UDESC. É Coord. do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, credenciado pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Coordena a avaliação e acompanhamento de atletas olímpicos e seleções. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Metodologia da Pesquisa (quantitativa e qualitativa), Psicologia do Esporte de Alto Rendimento, Psicologia do Exercício Físico e Saúde, Psicologia do Esporte Escolar, Pedagogia do Movimento, Aprendizagem e Controle Motor, Instrumentação, Formação Profissional. É revisor de diversos periódicos científicos em EF, Fisioterapia e Psicologia. É o atual Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. É o delegado no Brasil da Sociedade Ibero-americana de Psicologia do Esporte - SIPE. Coordena Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão desenvolvidos junto ao PPGCMH e ao LAPE, produzindo e publicando artigos, resumos e relatórios. Mantém convênio entre o LAPE - PPGCMH - CEFID com IES no País e no Exterior, sendo professor e pesquisador convidado.Obteve aprovação em projetos de pesquisa com recursos da FINEP.

Downloads

Publicado

28.12.2011

Como Citar

1.
Steffens R de AK, Brandt R, Felipe JS, Andrade A. Exercícios físicos diminuem a dor, a depressão e melhoram a qualidade de vida de pessoas com fibromialgia. Cons. Saúde [Internet]. 28º de dezembro de 2011 [citado 22º de dezembro de 2024];10(4):749-55. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2770

Edição

Seção

Revisões de literatura