Efeito da caminhada no sono de pacientes portadores de síndrome da fibromialgia

Autores

  • Luana Della Pasqua Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo de Azevedo Klumb Steffens Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maick da Silveira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo Brandt Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Torres Vilarino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3622

Palavras-chave:

Exercício, Fibromialgia, Sono.

Resumo

Introdução: A síndrome da fibromialgia é caracterizada por dores crônicas e má qualidade do sono, e exercícios físicos ajudam no tratamento. Objetivos: Investigar efeitos da caminhada sobre o sono de pacientes com fibromialgia. Métodos: Participaram 11 pacientes com média de idade de 54±7,35 anos. Utilizou-se o Questionário Sócio-Demográfico e Clínico e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados, e teste Wilcoxon para verificar as diferenças da qualidade do sono (p<0,05). Resultados: Após oito sessões de caminhada, houve melhora da qualidade subjetiva e redução dos distúrbios do sono, contudo aumentou o uso de medicamentos para dormir. Quanto aos outros componentes, melhoraram latência, duração, eficiência habitual e disfunções diurnas, porém de forma insignificante. Conclusões: Apesar do pouco tempo de prática da caminhada, ocorreu melhora significante na qualidade subjetiva e diminuição de distúrbios do sono; entretanto, o uso de medicamentos aumentou durante o período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Della Pasqua, Universidade do Estado de Santa Catarina

É bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Participou do Programa de Extensão "Psicologia do Exercício e do Esporte aplicada à saúde", também da UDESC.

Ricardo de Azevedo Klumb Steffens, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Bacharel em Educação Física e Esportes pela própria universidade. Possui duas especializações: Metodologia da Preparação Física Personalizada - Personal Training (2002) e Fisiologia do Exercício (2004). É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício LAPE UDESC. É participante no Programa de Extensão "Psicologia do Exercício e do Esporte aplicada à saúde", também da UDESC, atuando em seus três projetos de extensão: 1)Exercício físico, caminhada e psicologia do exercício no tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 2)Psicologia do exercício, terapia integrativa e yoga na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 3)Abordagem multidisciplinar e psicologia do exercício na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia. Trabalha também como Personal Trainer voltado para a atividade física e saúde.

Maick da Silveira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina

É licenciado em Educação Fisica e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. É doutorando em Ciências do Movimento Humano e pesquisador há 9 anos do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício/LAPE da UDESC. Tem 18 artigos publicados e 3 aceitos para publicação em revistas presentes no Qualis/CAPES, 2 capítulos de livros, e mais de 30 trabalhos apresentados em Congressos Científicos. Atualmente orienta 1 trabalhos de conclusão de curso em Educação Física, tendo 8 orientações concluídas nesse nível. Foi professor efetivo na Rede Municipal de Balneário Camboriú. É revisor das revistas Pensar a Prática, Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, e Motricidade. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e do Exercício, Aprendizagem Motora, Educação Física Escolar, e Esportes.

Ricardo Brandt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Fisica, especialização em Fisiologia e Prescrição de Atividade Física à Saúde e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte e do exercício, psicologia do esporte adaptado, avaliações em atletas de alto rendimento. É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte -LAPE. Técnico de Nível Superior contratado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT/ Financiadora de estudos e Projetos - FINEP / Ministério do Esporte - ME/ Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT / Ciência e Tecnologia para o Esporte Convênio Referência FINEP n.º 1728/06 Projeto Performance Humana no Iatismo. Socio proprietário da K2 Assessoria Esportiva, com atuação em prescrição de treinamento esportivo para corredores de rua, maratonistas e triatletas. Realiza treinamento mental com enfase em técnicas de controle do estresse e ansiedade, assim como no desenvolvimento e manutenção da concentração e atenção em atletas em treinamento e competição.

Guilherme Torres Vilarino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante de educação física (Bacharelado) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é bolsista de iniciação científica do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), da Universidade do Estado de Santa Catarina, fazendo do projeto de pesquisa: Efeitos da prática de caminhada, musculação e alongamento sobre variáveis físicas e psicológicas de pessoas com Síndrome da Fibromialgia.

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Foi Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2006 - 2010), sendo o atual Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.É graduado em Educação Física pela UDESC (1985). Possui dois mestrados, o primeiro em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990) e o segundo em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Especialização em Treinamento Desportivo University of Maryland - UMD EUA, Psicologia do Esporte - UMD - EUA e Aprendizagem Motora - UMD EUA (1994 1996). Realizou seu doutoramento em Engenharia de Produção (Tese em Psicologia do Exercício) pela Universidade Federal de Santa Catarina e parte destes estudos na UMD - EUA. Atualmente é professor da Graduação, Mestrado e Doutorado do CEFID - UDESC. É Coord. do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, credenciado pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Coordena a avaliação e acompanhamento de atletas olímpicos e seleções. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Metodologia da Pesquisa (quantitativa e qualitativa), Psicologia do Esporte de Alto Rendimento, Psicologia do Exercício Físico e Saúde, Psicologia do Esporte Escolar, Pedagogia do Movimento, Aprendizagem e Controle Motor, Instrumentação, Formação Profissional. É revisor de diversos periódicos científicos em EF, Fisioterapia e Psicologia. É o atual Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. É o delegado no Brasil da Sociedade Ibero-americana de Psicologia do Esporte - SIPE. Coordena Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão desenvolvidos junto ao PPGCMH e ao LAPE, produzindo e publicando artigos, resumos e relatórios. Mantém convênio entre o LAPE - PPGCMH - CEFID com IES no País e no Exterior, sendo professor e pesquisador convidado.Obteve aprovação em projetos de pesquisa com recursos da FINEP.

Downloads

Publicado

04.01.2013

Como Citar

1.
Pasqua LD, Steffens R de AK, Viana M da S, Brandt R, Vilarino GT, Andrade A. Efeito da caminhada no sono de pacientes portadores de síndrome da fibromialgia. Cons. Saúde [Internet]. 4º de janeiro de 2013 [citado 8º de novembro de 2024];11(4):580-6. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3622

Edição

Seção

Ciências aplicadas