Effect of walking on sleep patterns of patients with fibromyalgia syndrome

Authors

  • Luana Della Pasqua Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo de Azevedo Klumb Steffens Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maick da Silveira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo Brandt Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Torres Vilarino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3622

Keywords:

Exercise, Fibromyalgia, Sleep.

Abstract

Introduction: The fibromyalgia syndrome is characterized for cronic pain and poor sleep quality and the physical exercises help in the treatment. Objectives: To investigate the effects of walking on sleep in patients with fibromyalgia. Methods: Participated 11 patients mean age 54 ±7.35 years. We used the Socio-demographic and Clinical Questionnaire and the Pittsburgh Sleep Quality Index. A descriptive and inferential analysis of the data was conducted, and the Wilcoxon test to detect differences in sleep quality (p <0.05) was used. Results: After eight walking sessions, there was improvement in subjective quality and reduction of sleep disorders, but the use of sleep medications increased. As for other components, there was improvement in latency, duration, habitual efficiency and daytime dysfunction, but not to a significant extent. Conclusions: Despite the short time of practice of walking there was significant improvement in subjective quality and reduction of sleep disorders, but the use of sleep medications increased during the period analyzed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Della Pasqua, Universidade do Estado de Santa Catarina

É bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Participou do Programa de Extensão "Psicologia do Exercício e do Esporte aplicada à saúde", também da UDESC.

Ricardo de Azevedo Klumb Steffens, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Bacharel em Educação Física e Esportes pela própria universidade. Possui duas especializações: Metodologia da Preparação Física Personalizada - Personal Training (2002) e Fisiologia do Exercício (2004). É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício LAPE UDESC. É participante no Programa de Extensão "Psicologia do Exercício e do Esporte aplicada à saúde", também da UDESC, atuando em seus três projetos de extensão: 1)Exercício físico, caminhada e psicologia do exercício no tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 2)Psicologia do exercício, terapia integrativa e yoga na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia; 3)Abordagem multidisciplinar e psicologia do exercício na avaliação e tratamento de pessoas portadoras de síndrome da fibromialgia. Trabalha também como Personal Trainer voltado para a atividade física e saúde.

Maick da Silveira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina

É licenciado em Educação Fisica e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. É doutorando em Ciências do Movimento Humano e pesquisador há 9 anos do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício/LAPE da UDESC. Tem 18 artigos publicados e 3 aceitos para publicação em revistas presentes no Qualis/CAPES, 2 capítulos de livros, e mais de 30 trabalhos apresentados em Congressos Científicos. Atualmente orienta 1 trabalhos de conclusão de curso em Educação Física, tendo 8 orientações concluídas nesse nível. Foi professor efetivo na Rede Municipal de Balneário Camboriú. É revisor das revistas Pensar a Prática, Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, e Motricidade. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e do Exercício, Aprendizagem Motora, Educação Física Escolar, e Esportes.

Ricardo Brandt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Fisica, especialização em Fisiologia e Prescrição de Atividade Física à Saúde e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte e do exercício, psicologia do esporte adaptado, avaliações em atletas de alto rendimento. É pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte -LAPE. Técnico de Nível Superior contratado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT/ Financiadora de estudos e Projetos - FINEP / Ministério do Esporte - ME/ Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT / Ciência e Tecnologia para o Esporte Convênio Referência FINEP n.º 1728/06 Projeto Performance Humana no Iatismo. Socio proprietário da K2 Assessoria Esportiva, com atuação em prescrição de treinamento esportivo para corredores de rua, maratonistas e triatletas. Realiza treinamento mental com enfase em técnicas de controle do estresse e ansiedade, assim como no desenvolvimento e manutenção da concentração e atenção em atletas em treinamento e competição.

Guilherme Torres Vilarino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante de educação física (Bacharelado) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é bolsista de iniciação científica do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), da Universidade do Estado de Santa Catarina, fazendo do projeto de pesquisa: Efeitos da prática de caminhada, musculação e alongamento sobre variáveis físicas e psicológicas de pessoas com Síndrome da Fibromialgia.

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Foi Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2006 - 2010), sendo o atual Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.É graduado em Educação Física pela UDESC (1985). Possui dois mestrados, o primeiro em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990) e o segundo em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Especialização em Treinamento Desportivo University of Maryland - UMD EUA, Psicologia do Esporte - UMD - EUA e Aprendizagem Motora - UMD EUA (1994 1996). Realizou seu doutoramento em Engenharia de Produção (Tese em Psicologia do Exercício) pela Universidade Federal de Santa Catarina e parte destes estudos na UMD - EUA. Atualmente é professor da Graduação, Mestrado e Doutorado do CEFID - UDESC. É Coord. do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, credenciado pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Coordena a avaliação e acompanhamento de atletas olímpicos e seleções. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Metodologia da Pesquisa (quantitativa e qualitativa), Psicologia do Esporte de Alto Rendimento, Psicologia do Exercício Físico e Saúde, Psicologia do Esporte Escolar, Pedagogia do Movimento, Aprendizagem e Controle Motor, Instrumentação, Formação Profissional. É revisor de diversos periódicos científicos em EF, Fisioterapia e Psicologia. É o atual Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. É o delegado no Brasil da Sociedade Ibero-americana de Psicologia do Esporte - SIPE. Coordena Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão desenvolvidos junto ao PPGCMH e ao LAPE, produzindo e publicando artigos, resumos e relatórios. Mantém convênio entre o LAPE - PPGCMH - CEFID com IES no País e no Exterior, sendo professor e pesquisador convidado.Obteve aprovação em projetos de pesquisa com recursos da FINEP.

Published

2013-01-04

How to Cite

1.
Pasqua LD, Steffens R de AK, Viana M da S, Brandt R, Vilarino GT, Andrade A. Effect of walking on sleep patterns of patients with fibromyalgia syndrome. Cons. Saúde [Internet]. 2013 Jan. 4 [cited 2024 Jul. 1];11(4):580-6. Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3622

Issue

Section

Applied Sciences