Ação da glucana in vivo sobre a atividade de células inflamatórias peritoniais de camundongos balb/c

Autores

  • Renata Maria Rocha Ribeiro
  • Tânia Aguiar Passeti UNIBAN, São Paulo
  • Terezinha Regina Prúpere Ogata

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.395

Palavras-chave:

Células infl amatórias. Fagocitose. Glucana. Macrófago.

Resumo

O conceito de inflamação como fenômeno localizado para neutralizar o agente agressor tem adquirido sentido mais amplo. Nesse contexto, ressalte-se o papel fundamental das células macrofágicas, por sua alta capacidade fagocítica e de destruição do agente fagocitado. Devido à importância do macrófago no desenrolar do processo inflamatório, muitos estimulantes têm sido propostos para aumentar sua ativação, independentemente do sistema linfocitário. A glucana, polissacarídeo derivado de fragmentos de parede de Saccharomyces cerevisiae, é um desses compostos e tem-se mostrado eficiente em experimentos in vivo. Neste trabalho, avaliamos a influência dessa molécula sobre células inflamatórias na cavidade peritonial. Os resultados obtidos mostraram que a glucana aumentou a capacidade de espraiamento e fagocitose dessas células ante a Klebsiella pneumoniae, em relação ao seu controle. Não foi observado um aumento significativo do número de células na cavidade peritonial comparativamente às células não tratadas. Os resultados demonstram que a glucana é capaz de ativar as células inflamatórias na cavidade peritonial e, com isso, facilitar a destruição de qualquer agente que nela penetre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Rocha Ribeiro

Graduada em Ciências Biológicas – UNINOVE.

Tânia Aguiar Passeti, UNIBAN, São Paulo

Doutora em Ciências – USP; Professora na graduação – UNIBAN.

Terezinha Regina Prúpere Ogata

Doutora em Patologia Experimental e Comparada – USP; Pesquisadora científica – Laboratório de Imunogenética, Instituto Butantã.

Downloads

Publicado

14.01.2008

Como Citar

1.
Ribeiro RMR, Passeti TA, Ogata TRP. Ação da glucana in vivo sobre a atividade de células inflamatórias peritoniais de camundongos balb/c. Cons. Saúde [Internet]. 14º de janeiro de 2008 [citado 28º de março de 2024];4:63-70. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/395

Edição

Seção

Artigos