Compreendendo os significados das emoções e sentimentos em indivíduos autistas no ambiente aquático

Autores

  • Daniela Amorim dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Lara de Araújo Miranda Universidade de Pernambuco
  • Emília Amélia Costa Pinto da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Petrucio Venceslau de Moura Instituto Federal de Pernambuco- Campus Barretos
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n1.3983

Palavras-chave:

Emoções, Natação, Transtorno autístico.

Resumo

Introdução: O autismo é um transtorno do desenvolvimento que consiste em uma alteração do sistema nervoso central, ocasionando problemas no comportamento. Entretanto, a prática da natação tem auxiliado na socialização dos portadores. Objetivo: Analisar as manifestações emocionais influenciadas pela prática aquática em crianças autistas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo seis crianças que frequentam regularmente a Fisioclínica de Casa Forte, Recife (PE). Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico, roteiro de entrevista semiestruturada e de observação. Resultados: As crianças demonstraram ansiedade antes de entrarem na piscina, mas, após, mostraram entusiasmo, alegria e sentimento de calma. No término das aulas, 50% delas resistiram em sair da água, sugerindo interesse em permanecer na aula. As participantes interagiram mais com brinquedos do que entre si ou com a professora. Conclusão: O trabalho realizado de forma lúdica proporcionou às crianças um ambiente prazeroso, contribuindo no desenvolvimento biopsicomotor e emocional.

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Publicado

04.04.2013

Como Citar

1.
Santos DA dos, Miranda L de A, Silva EACP da, Moura PV de, Freitas CMSM de. Compreendendo os significados das emoções e sentimentos em indivíduos autistas no ambiente aquático. Cons. Saúde [Internet]. 4º de abril de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];12(1):122-7. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3983

Edição

Seção

Ciências aplicadas