Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5365Palavras-chave:
Brinquedo, Hospital, Fisioterapia (técnicas).Resumo
Introdução: Recursos lúdicos podem ser associados às técnicas em fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Demonstrar os benefícios dos recursos lúdicos na fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. Selecionaram-se 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos, acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos: Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré- e pós-avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e na aplicação de questionário. Resultado: O Grupo A (n=5) foi mais colaborativo, mostrando melhora na capacidade respiratória e no estado emocional, já o B (n=4) não colaborou, pois a forma de abordagem sem o lúdico não foi atrativa, sendo pouco relaxante. Conclusão: Os recursos lúdicos associados à fisioterapia respiratória foram importantes na interação fisioterapeuta-criança, mantiveram os pacientes motivados e diminuíram as complicações respiratórias destes.Downloads
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Publicado
30.04.2015
Como Citar
1.
Costa EF, Mansour NR, Valentini EA, Silva CCR da. Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 4º de novembro de 2024];14(1):125-33. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5365
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Artigos
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