Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5365Palavras-chave:
Brinquedo, Hospital, Fisioterapia (técnicas).Resumo
Introdução: Recursos lúdicos podem ser associados às técnicas em fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Demonstrar os benefícios dos recursos lúdicos na fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. Selecionaram-se 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos, acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos: Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré- e pós-avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e na aplicação de questionário. Resultado: O Grupo A (n=5) foi mais colaborativo, mostrando melhora na capacidade respiratória e no estado emocional, já o B (n=4) não colaborou, pois a forma de abordagem sem o lúdico não foi atrativa, sendo pouco relaxante. Conclusão: Os recursos lúdicos associados à fisioterapia respiratória foram importantes na interação fisioterapeuta-criança, mantiveram os pacientes motivados e diminuíram as complicações respiratórias destes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.04.2015
Como Citar
1.
Costa EF, Mansour NR, Valentini EA, Silva CCR da. Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];14(1):125-33. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5365
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.