Ludic resource applied in the pediatric clinic of the Municipal Hospital of Foz do Iguaçu-PR, Brazil

Authors

  • Estevan Ferreira Costa CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
  • Noura Reda Mansour CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz
  • Elton Antônio Valentini CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz
  • Cristina Cristovão Ribeiro da Silva CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5365

Keywords:

Hospitals, Physiotherapy (techniques), Toys.

Abstract

Introduction: Playful resources can be associated with respiratory physiotherapy techniques in hospitalized children. Objective: To demonstrate the benefits of the playful resources on pediatric respiratory therapy. Method: This is a randomized clinical trial. The sample consisted of 11 children diagnosed with pneumonia and acute bronchitis, ranging in age from 3 months to 5 years, accompanied by their legal guardian. Patients were randomly divided into two homogeneous groups: Group A (intervention), Group B (control) underwent a pre- and post-assessment of care. The evaluation consisted of measurement of vital signs and administering a questionnaire. Results: Group A (n=5) was more collaborative, showing improvement in the respiratory capacity and emotional state, but Group B (n=4) did not collaborate because the approach without the ludic aspect was not attractive for the patients, not being relaxing. Conclusion: The recreational resources associated with respiratory therapy were important in therapist-child physical interaction, kept the patients motivated, and decreased respiratory complications.

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Author Biographies

Estevan Ferreira Costa, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema valia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Noura Reda Mansour, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Elton Antônio Valentini, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Cristina Cristovão Ribeiro da Silva, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Published

2015-04-30

How to Cite

1.
Costa EF, Mansour NR, Valentini EA, Silva CCR da. Ludic resource applied in the pediatric clinic of the Municipal Hospital of Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Cons. Saúde [Internet]. 2015 Apr. 30 [cited 2024 Dec. 22];14(1):125-33. Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5365

Issue

Section

Artigos