Comparação entre dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas após gastroplastia

Stefane Cristina Oliveira Souza, Maura Rigoldi Simões da Rocha, Daniela Faleiros Bertelli Merino, Irineu Rasera-Júnior, Eli Maria Pazzianotto-Forti

Resumo


Introdução: A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) pode auxiliar na restauração da função pulmonar após a gastroplastia. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação da CPAP por meio de dois dispositivos diferentes, na função pulmonar e na prevalência de atelectasias pulmonares após gastroplastia. Métodos: 36 voluntárias foram randomizadas e alocadas em 2 grupos para receber a CPAP: um por meio de equipamento microprocessado e o outro por gerador de fluxo, além da fisioterapia respiratória convencional. No pré-operatório e na alta hospitalar foram realizados exame espirométrico e raio X de tórax. Resultados: Houve redução significativa (p<0,05), no pós-operatório, da capacidade vital lenta (CVL) e do volume de reserva inspiratório (VRI) nos dois grupos. Já o volume corrente (VC) e o volume de reserva expiratório (VRE) não apresentaram diferenças significativas (p>0,05). Na comparação entre os grupos, não houve diferença significativa (p>0,05). Em relação à prevalência de atelectasias, ambos apresentaram um índice de 16,6%. Conclusão: A aplicação da CPAP, independente do dispositivo utilizado, associada à fisioterapia respiratória convencional, foi efetiva para manter o VRE e o VC no pós-operatório de gastroplastia, podendo, dessa forma, contribuir para um baixo índice de atelectasias.

Palavras-chave


Obesidade mórbida; Fisioterapia; Cirurgia Bariátrica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6602

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.