A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: a partir do olhar de docentes enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.708Palavras-chave:
Competência, Docência em enfermagem, Universidade, Valores ético-políticos.Resumo
Neste artigo, contemplam-se resultados de investigação que possibilitam conhecer como os docentes-enfermeiros da graduação em enfermagem identificam e operacionalizam suas ações tendo em vista o desenvolvimento das competências que abrangem os aspectos ético-políticos na formação do profissional. Optou-se por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados, utilizando-se um questionário como instrumento de coleta dos dados. A pesquisa se desenvolveu em quatro Instituições de Ensino Superior (IESs), do interior do Estado de São Paulo. Como pressuposto, considerou-se a importância de competência com dupla significação: técnica e política, sendo a ética a mediadora entre as duas. Várias constatações foram reveladas neste estudo, o desenvolvimento da técnica e sua lacuna em relação à postura política na formação do enfermeiro.Downloads
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