A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: a partir do olhar de docentes enfermeiros

Autores

  • Sonia Aparecida dos Santos
  • Elizabeth Adorno Araujo PUC-CAMPINAS, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.708

Palavras-chave:

Competência, Docência em enfermagem, Universidade, Valores ético-políticos.

Resumo

Neste artigo, contemplam-se resultados de investigação que possibilitam conhecer como os docentes-enfermeiros da graduação em enfermagem identificam e operacionalizam suas ações tendo em vista o desenvolvimento das competências que abrangem os aspectos ético-políticos na formação do profissional. Optou-se por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados, utilizando-se um questionário como instrumento de coleta dos dados. A pesquisa se desenvolveu em quatro Instituições de Ensino Superior (IESs), do interior do Estado de São Paulo. Como pressuposto, considerou-se a importância de competência com dupla significação: técnica e política, sendo a ética a mediadora entre as duas. Várias constatações foram reveladas neste estudo, o desenvolvimento da técnica e sua lacuna em relação à postura política na formação do enfermeiro.

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Biografia do Autor

Sonia Aparecida dos Santos

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMPINAS; Docente em Enfermagem pela CETESP e Enfermeira Sanitarista pela P.M.M.M.

Elizabeth Adorno Araujo, PUC-CAMPINAS, SP

Doutora em Educação. Docente do Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas, Membro do Grupo de Pesquisa ICCON - Interdisciplinaridade Construção do Conhecimento

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Publicado

25.11.2008

Como Citar

1.
Santos SA dos, Araujo EA. A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: a partir do olhar de docentes enfermeiros. Cons. Saúde [Internet]. 25º de novembro de 2008 [citado 19º de abril de 2024];7(1):93-100. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/708

Edição

Seção

Artigos