Conto literário Venha ver o pôr-do-sol: uma análise psicanalítica

Autores

  • André Oliveira Silva Uninove
  • Alcimar Miguel Soares Uninove
  • Carlos L. M Holanda Uninove
  • Lygia Vampré Humberg Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.1989

Palavras-chave:

Amor, Dependência, Narcisismo.

Resumo

Objetivo: O objetivo neste trabalho foi realizar uma breve articulação entre o papel do personagem Ricardo, do conto literário Venha ver o pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Teles, à luz da teoria psicanalítica, buscando compreender como alguém que parece tanto amar seu companheiro ou companheira acaba matando ou machucando esse outro. Método: No âmbito da psicanálise, mencionamos autores, como Freud, Winnicott e Melanie Klein e utilizamos os conceitos de narcisismo, falso self, mãe suficientemente boa, posição esquizoparanoide, posição depressiva, identificação projetiva, e inveja. Resultados: Apresentamos a sinopse do conto, avançando posteriormente a discussão, objetivando compreender um pouco mais sobre esse fenômeno. Conclusão: A pesquisa revelou que o ataque ou mesmo a destruição do objeto amado pode ser compreendido como uma falha ou um trauma experimentado pelo sujeito na tenra infância; pressupõe ainda a tentativa desesperada do sujeito em livrar-se da presença desse outro que lhe causa grande sofrimento e que é sentida como persecutória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Oliveira Silva, Uninove

Graduado em psicologia pela Uninove.

Alcimar Miguel Soares, Uninove

Graduado em psicologia pela Uninove.

Carlos L. M Holanda, Uninove

Graduado em psicologia pela Uninove.

Lygia Vampré Humberg, Uninove

Mestre em Ciências pela FM-USP, membro do Depto de psicanálise pelo Instituto SEDES SAPIENTIAE, especialista pela FSP-USP e Profª da UNINOVE.

Downloads

Publicado

10.08.2010

Como Citar

1.
Silva AO, Soares AM, Holanda CLM, Humberg LV. Conto literário Venha ver o pôr-do-sol: uma análise psicanalítica. Cons. Saúde [Internet]. 10º de agosto de 2010 [citado 17º de julho de 2024];9(2):331-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1989

Edição

Seção

Revisões de literatura