Avaliação antropométrica de pré-escolares em Piracicaba, SP: da desnutrição para a obesidade

Autores

  • Ana Paula Branco do Nascimento UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
  • Maurício Lamano Ferreira Universidade Nove de Julho
  • Silvia Maria Guerra Molina Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2378

Palavras-chave:

Desnutrição, Estado nutricional, Pré-escolares, Obesidade.

Resumo

Introdução: A situação nutricional das crianças é essencial para aferir a evolução das condições de saúde e de vida da população de um país, uma vez que ela pode causar a obesidade infantil capaz de perpetuar-se até a fase adulta. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de 3.996 crianças matriculadas em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), no município de Piracicaba, SP. Método: Foi coletado peso, estatura e idade dos pré-escolares. Adotou-se a classificação com base nas unidades de desvio-padrão ou escore-z, utilizando os indicadores antropométricos de estatura-pela-idade (ZEI) e peso-pela-estatura (ZPE). Resultados: Verificou-se que 8,1% dos pré-escolares apresentam déficits de estatura (ZEI 3). Conclusão: Os resultados apontam para a necessidade de implementar programas de intervenção nas EMEIs em Piracicaba, SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Branco do Nascimento, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Professora do curso de Ciências Biológicas do Departamento de Saúde da Universidade Nove de Julho. Doutora em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP.

Maurício Lamano Ferreira, Universidade Nove de Julho

Professor do curso de Ciências Biológicas do Departamento de Saúde da Universidade Nove de Julho. Doutorando do CENA/USP.

Silvia Maria Guerra Molina, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Genética da Universidade de São Paulo - ESALQ.

Downloads

Publicado

30.12.2010

Como Citar

1.
Nascimento APB do, Ferreira ML, Molina SMG. Avaliação antropométrica de pré-escolares em Piracicaba, SP: da desnutrição para a obesidade. Cons. Saúde [Internet]. 30º de dezembro de 2010 [citado 2º de julho de 2024];9(4):707-13. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2378

Edição

Seção

Ciências aplicadas