Acesso aos serviços de fisioterapia e sua utilização por idosos com dor lombar

Autores

  • Juleimar Soares Coelho Amorim Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Lanziotti Azevedo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leani Souza Máximo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosângela Côrrea Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4467

Palavras-chave:

Acesso aos serviços de saúde, Dor lombar, Especialidade Fisioterapia, Idosos.

Resumo

Introdução: O envelhecimento da população brasileira tem-se traduzido em desafios e demandas para os serviços de reabilitação. Objetivo: Analisar o acesso aos serviços de fisioterapia ambulatorial e o uso destes pelos idosos com dor lombar, e aferir sua satisfação com esses serviços. Métodos: Realizou-se um estudo longitudinal, com idosos divididos em três grupos e investigados em entrevista presencial e por contatos telefônicos (follow up 1, seis semanas, e follow up 2, três meses). Resultados: Entre os 76 participantes, 85,5% não faziam uso do serviço, sendo 61,8% encaminhados pelo médico. Após três meses, os principais motivos para não fazer fisioterapia foram: fila de espera (34%), repouso (30,2%) e uso de analgésicos (50%). Entre os que conseguiram acesso, a satisfação foi avaliada de bom a ótimo. A Anova demonstrou não haver diferença significativa entre os três grupos referente às variáveis analisadas. Conclusão: Evidenciou-se alta dificuldade de acesso à fisioterapia devido à fila de espera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juleimar Soares Coelho Amorim, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Ciências da Reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Fisioterapia. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fisioterapia. Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Silvia Lanziotti Azevedo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Leani Souza Máximo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Professora Associada Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa Strict Sensu de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. Pós Doutorado no The George Institute for Global Healthy - Sydney University, Austrália.

Rosângela Côrrea Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Reabilitação Queen University, Canadá. Professora Aposentada Associada do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Orientado do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Amorim JSC, Silva SLA da, Pereira LSM, Dias RC. Acesso aos serviços de fisioterapia e sua utilização por idosos com dor lombar. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 5º de novembro de 2024];12(4):528-35. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4467

Edição

Seção

Ciências aplicadas