Consumo de frutas antes e após intervenção educativa com professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5106Palavras-chave:
Educação, Estudo de intervenção, Padrões alimentares.Resumo
Objetivo: Avaliar efeitos de duas intervenções educativas no consumo de frutas em professores. Métodos: Quarenta e dois professores de escolas públicas responderam a questionários para identificar a frequência de consumo de frutas antes e após uma intervenção longa (curso de 40 horas) ou uma curta (palestra de 30 minutos); em ambas distribuíram-se material educativo impresso. Medidas de massa e estatura corporal permitiram o cálculo do índice de massa corporal. Doenças crônicas foram autorrelatadas. Resultados: A prevalência de excesso de peso foi 60,5%, e 23% relataram ter alguma doença crônica. As intervenções produziram aumento significativo na prevalência do consumo adequado de frutas (de 58,1% para 79,1%) sem diferença significante por tipo de intervenção. Conclusões: Ações educativas simples produziram aumento no consumo de frutas. Entretanto, grande parte da amostra ainda falha em obter um consumo adequado. É necessário investir na melhoria da saúde e do comportamento alimentar de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 ConScientiae Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.