Fisioterapia em grupo melhora o equilíbrio e a funcionalidade de indivíduos com hemiparesia

Autores

  • Késia Maísa Amaral-Felipe Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.
  • Patrícia de Aguiar Yamada Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.
  • Ana Elisa Zuliani Stroppa Marques Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.
  • Cristiane Rodrigues Pedroni Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.
  • Flávia Roberta Faganello-Navega Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6302

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico, Equilíbrio, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: O treinamento em grupo parece ser uma opção eficaz na melhora de alterações de indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico. Objetivo: Avaliar a influência do tratamento fisioterapêutico em grupo na funcionalidade e no equilíbrio de sujeitos com hemiparesia. Métodos: 12 sujeitos com hemiparesia, de ambos os sexos, com média de idade de 59.85 (±7.24) anos foram avaliados quanto à funcionalidade e o equilíbrio utilizando o Índice de Barthel modificado e a Escala de Equilíbrio de Berg respectivamente, antes e após as sessões de tratamento. O tratamento foi realizado durante 90 dias, totalizando 36 sessões, três vezes por semana com duração de 60 minutos. O protocolo envolvia exercícios de fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora fina e grosseira, e, alongamentos musculares. Resultados: Houve melhora significativa tanto da funcionalidade (p=0.019), quanto do equilíbrio (p=0.018) dos sujeitos. Conclusão: O tratamento em grupo foi capaz de melhorar a funcionalidade e o equilíbrio de indivíduos com hemiparesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Késia Maísa Amaral-Felipe, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP. Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.

Patrícia de Aguiar Yamada, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP. Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Rio Claro, SP.

Ana Elisa Zuliani Stroppa Marques, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.

Doutora em Desenvolvimento Humano e tecnologias pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP. Atualmente docente do curso de fisioterapia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP.

Cristiane Rodrigues Pedroni, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.

Doutora em Biologia Buco-Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP. Atualmente docente do curso de fisioterapia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP.

Flávia Roberta Faganello-Navega, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/ Marília, SP.

Doutora em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, SP. Atualmente docente do curso de fisioterapia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Marília, SP.

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Amaral-Felipe KM, Yamada P de A, Marques AEZS, Pedroni CR, Faganello-Navega FR. Fisioterapia em grupo melhora o equilíbrio e a funcionalidade de indivíduos com hemiparesia. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 3º de julho de 2024];15(3):385-91. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6302

Edição

Seção

Artigos