Efeito do treinamento com videogame ativo sobre o nível de equilíbrio de idosas ativas: estudo de caso

Autores

  • Gabriela Góes Nobre UFPE
  • Raphael José Perrier-Melo Universidade de Pernambuco
  • Isabele Góes Nobre UFPE
  • Alessandra Teixeira da Câmara Araujo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6853

Palavras-chave:

Envelhecimento, Jogos de vídeo, Equilíbrio postural.

Resumo

Introdução: O processo de envelhecimento está associado a modificações no controle postural, com grande impacto sobre o equilíbrio, favorecendo a ocorrência de quedas. O exercício físico, por meio dos videogames ativos (VGAs), proporciona maior entretenimento e aumenta a movimentação física durante o jogo. Objetivo: Analisar o efeito de cinco semanas de intervenção com VGA sobre o equilíbrio de idosas. Métodos: Trata-se de relato de três casos de idosas com histórico de instabilidade e quedas. As voluntárias foram avaliadas pré e pós intervenção por meio do teste da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). A intervenção foi realizada em dias alternados durante cinco semanas, totalizando dez sessões com o VGA Kinect Adventures. Resultados: Após cinco semanas de intervenção as idosas apresentaram diminuição no risco de quedas e desempenho satisfatório no equilíbrio, alcançando a pontuação máxima na escala EEB. Conclusão: O videogame ativo mostrou ser um instrumento viável para melhora do equilíbrio e diminui o risco de quedas.

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Biografia do Autor

Raphael José Perrier-Melo, Universidade de Pernambuco

Laboratório de Avaliação da Performance Humana.

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

1.
Nobre GG, Perrier-Melo RJ, Nobre IG, Araujo AT da C. Efeito do treinamento com videogame ativo sobre o nível de equilíbrio de idosas ativas: estudo de caso. Cons. Saúde [Internet]. 14º de junho de 2017 [citado 5º de julho de 2024];16(1):139-44. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6853

Edição

Seção

Estudos de casos