A variação dos níveis de óxido nítrico está relacionada ao controle da dinâmica dos complexos juncionais no epitélio seminífero de camundongos

Autores

  • Joyce Meire Gilio CAT-CEPID
  • Maria Inês Borella ICB/USP
  • Antonio Carlos Martins de Camargo CAT-CEPID
  • Carlos Alberto da Silva UNINOVE, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.734

Palavras-chave:

Epitélio seminífero, Espermatogênese, Óxido nítrico.

Resumo

Estudos recentes têm demonstrado o envolvimento do óxido nítrico (NO) na dinâmica da barreira hematotesticular, regulando as Junções de Oclusão (JO) via cGMP/proteína kinase G e as Junções Aderentes (JA), em parte, pela via de sinalização da Nitrous Oxido System ou óxido nítrico sintetase (NOS). Esses estudos demonstram claramente o interessante papel da NOS e NO na reestruturação das JAs, particularmente pela via de regulação da adesão celular no complexo de proteínas caderina2/catenina B (CDH2/CATNB)/actina, presentes no epitélio seminífero. Neste estudo, demonstramos que as variações dos níveis de NO no testículo de animais tratados com L-Name (inibidor da óxido nítrico sintase) e nitroprussiato de sódio (doador de NO) poderiam ser a justificativa para as alterações observadas no testículo e na espermatogênese, como descrito na literatura. Esses resultados confirmam a hipótese de que o NO regula a dinâmica dos complexos juncionais no epitélio seminífero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Meire Gilio, CAT-CEPID

Mestranda em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP; Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos, UNG; Centro de Toxinologia Aplicada, CAT/Cepid, Instituto Butantan.

Maria Inês Borella, ICB/USP

Pós-Doutorado pela Universidade de Cádiz, Espanha; Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo, USP; Mestre em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo, USP; Instituto de Ciências Biomédicas, ICB/USP.

Antonio Carlos Martins de Camargo, CAT-CEPID

Pós-Doutorado.Brookhaven National Laboratory, Estados Unidos; Doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, USP; Coordenador do Centro de Toxinologia Aplicada, CAT-CEPID, Instituto Butantan.

Carlos Alberto da Silva, UNINOVE, SP

Pós-Doutorado pelo Centro de Toxinologia Aplicada, CAT/CEPID – FAPE; Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP; Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP; Pesquisador e Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, UNINOVE.

Downloads

Publicado

25.11.2008

Como Citar

1.
Gilio JM, Borella MI, Camargo ACM de, Silva CA da. A variação dos níveis de óxido nítrico está relacionada ao controle da dinâmica dos complexos juncionais no epitélio seminífero de camundongos. Cons. Saúde [Internet]. 25º de novembro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];7(1):69-76. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/734

Edição

Seção

Artigos