Proposta de indicadores de desempenho para o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo

Mara Juliana Sena Gonçalves, Larissa Barata da Silveira, Denilson Ricardo de Lucena Nunes, André Cristiano Silva Melo, José Pedro Gomes da Cruz, Nathália Jucá Monteiro

Resumo


Na literatura encontram-se muitos métodos para resolver problemas de roteirização de veículos. Tais métodos buscam otimizar um parâmetro específico, como a distância total percorrida ou o tempo de processamento computacional. Porém observa-se que alguns métodos apresentam ou ressaltam a importância de buscar resultados em outros parâmetros, como número de veículos no plano de rotas. Deste modo, o presente estudo objetivou utilizar os referidos indicadores para comparar planos de rotas gerados por três algoritmos bem conhecidos. Para tanto, em primeiro lugar foi necessário buscar na avaliação de desempenho logístico quais indicadores poderiam ser usados nessa comparação para posterior realização de testes nas instâncias usadas por Solomon (1987). Assim, foram propostos 7 indicadores que não apresentaram correlação, ou seja, não houve evidência de relação de “trade on” ou “trade off” entre os indicadores. Além disso, dos métodos testados, a inserção apresentou de forma geral o melhor desempenho segundo os indicadores propostos.


Palavras-chave


Problemas de roteirização; Otimização; Avaliação de desempenho logístico.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16430

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