Estudo da implementação do pricing dinâmico em uma empresa com modelo de receita recorrente através da segmentação de clientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16754

Palavras-chave:

Pricing dinâmico, Planejamento estratégico, Segmentação de clientes, Modelo de receita recorrente.

Resumo

A formação do preço dos produtos e serviços constitui-se em uma decisão estratégica para as organizações. O processo de decisão de preço envolve uma série de variáveis complexas e interligadas, as quais devem ser entendidas como instrumento de gestão. Nesse contexto, este artigo busca revelar a necessidade de subordinar a precificação aos objetivos estratégicos e sugerir uma aplicação de pricing dinâmico para uma empresa de comunicação através da segmentação de clientes, uma vez que a empresa utiliza práticas superficiais e não justificáveis de gestão de preços. Sendo assim, além de perder qualidade no processo de tomada de decisão, seu modelo de aplicação de preços encontra-se defasado em relação ao dinamismo exigido pelo mercado. Trata-se de uma pesquisa que se baseia na revisão literária e na aplicação real da estratégia de preços mais adequada ao caso da empresa. Os resultados revelam as vantagens da gestão de preços embasada no planejamento estratégico.

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Biografia do Autor

Catherine Sudbrack Rothbarth, Universidade do Rio Grande do Sul

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marcine Müller, Universidade do Rio Grande do Sul

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Laura Visintainer Lerman, Universidade do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Engenharia de Produção pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda no Deparamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Natália Eloísa Sander, Universidade do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda no Deparamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

13.10.2021

Como Citar

Rothbarth, C. S., Müller, M., Lerman, L. V., & Sander, N. E. (2021). Estudo da implementação do pricing dinâmico em uma empresa com modelo de receita recorrente através da segmentação de clientes. Exacta, 19(4), 843–863. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16754

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