Proposta de uma abordagem multicriterial baseada na MCDA-C para a avaliação de desempenho:

uma análise no departamento de obras, manutenção e serviços auxiliares de um Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.20165

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, MCDA-C, Administração pública, Manutenção e serviços auxiliares

Resumo

Este trabalho propõe um modelo multicriterial de avaliação de desempenho para apoiar o processo de gestão em instituições públicas. O modelo foi aplicado ao setor de obras, manutenção e serviços de uma instituição federal. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C) foi o instrumento de intervenção adotado para a obtenção e análise dos dados por ser capaz de tratar diferentes tipos de informações e por elicitar os objetivos de decisão conforme os valores dos decisores, possibilitando que eles reflitam sobre suas prioridades e preferências. Como resultados, o modelo possibilitou (i) a medição do desempenho do setor a partir dos aspectos considerados relevantes pelo decisor; (ii) a análise da evolução no desempenho de cada indicador e de suas tendências; (iii) o entendimento dos principais problemas de desempenho do setor e dos pontos passíveis de melhoria; (iv) e a realização de recomendações para resolver os problemas de desempenho identificados.

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Biografia do Autor

Tiago José Menezes Gonçalves, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Cariacica / Itacibá, Cariacica – ES

Professor da Coordenadoria de Engenharia de Produção

Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes, Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Petrópolis, Caxias do Sul (RS)

Professora da Coordenadoria de Engenharia de Produção

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

Jordão, K. L., Gonçalves, T. J. M., & Moraes, D. da G. e S. V. M. de. (2023). Proposta de uma abordagem multicriterial baseada na MCDA-C para a avaliação de desempenho: : uma análise no departamento de obras, manutenção e serviços auxiliares de um Instituto Federal. Exacta, 21(3), 804–826. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.20165

Edição

Seção

Artigos