Utilização do protocolo de comunicação OLE for Process Control em processos industriais

Autores

  • Ivan Carlos Franco UNICAMP e FEI
  • Jones Erni Schmitz UNICAMP e UNIFESP
  • Ana Maria Frattini Fileti UNICAMP
  • Flávio Vasconcelos da Silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v8i3.2431

Palavras-chave:

OPC, software matemático, sistema de refrigeração, CLP, controle e automação

Resumo

Este artigo propõe a utilização de um software matemático juntamente com o protocolo OPC para o desenvolvimento de sistemas de controle em processos industriais, transformando o software matemático em um sistema supervisório capaz não somente de monitorar o processo, mas também de desenvolver e implementar algoritmos de controle inteligente. Um estudo foi então realizado sobre a confiabilidade da comunicação OPC entre o software matemático, o Controlador Lógico Programável (CLP) e o sistema de estudo (sistema de refrigeração industrial). Neste estudo constatou-se que a comunicação é adequada para a aplicação, pois o software matemático utilizado na comunicação entre o CLP e o sistema de refrigeração apresentou boa confiabilidade referente à qualidade do sinal de comunicação além de tempo real de comunicação. Conclui-se portanto que esta forma de comunicação é uma potente ferramenta para o monitoramento, o desenvolvimento e a implementação de controladores avançados utilizando técnicas de controle neural, fuzzy e neurofuzzy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Franco, UNICAMP e FEI

Dossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia Química na área de desenvolvimento de processos químicos pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Capacitação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é doutorando na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e professor assistente da FEI. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Reatores Poliméricos, Modelagem e Simulação e Controle e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização via radical livre controlado, RAFT, Comunicação OPC, CLP ,refrigeração industrial e IA ( lógica fuzzy e neuro-fuzzy e redes neurais).

Jones Erni Schmitz, UNICAMP e UNIFESP

Doutor em Engenharia Química, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos - Faculdade de Engenharia Química, UNICAMP. Professor da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.

Ana Maria Frattini Fileti, UNICAMP

Doutora em Engenharia Química, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos - Faculdade de Engenharia Química, UNICAMP.

Flávio Vasconcelos da Silva, UNICAMP

Doutor em Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos - Faculdade de Engenharia Química, UNICAMP.

Downloads

Publicado

16.02.2011

Como Citar

Franco, I. C., Schmitz, J. E., Fileti, A. M. F., & Silva, F. V. da. (2011). Utilização do protocolo de comunicação OLE for Process Control em processos industriais. Exacta, 8(3), 319–329. https://doi.org/10.5585/exacta.v8i3.2431

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)