Custos da qualidade em uma indústria multinacionalautomotiva de grande porte
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v10n2.3777Palavras-chave:
Custos da qualidade, Gestão da qualidade, Melhoria contínua, Seis SigmaResumo
Neste trabalho, tem-se como objetivo aplicar um roteiro para implementação dos custos da qualidade em uma organização. Efetuou-se a análise de uma empresa automotiva multinacional de grande porte. Posteriormente, foi estabelecida uma sequência que sintetiza dez etapas para implementar o roteiro, iniciando pela definição da equipe multifuncional, pela obtenção de relatórios da situação atual e pela análise dos dados juntamente com alta direção e definição dos temas dos projetos de melhorias. Iniciou-se o desenvolvimento de três projetos baseados na metodologia Seis Sigma. Após o término desses projetos, observou-se melhoria de 43% no resultado global. As principais dificuldades de medição foram as relacionadas à insatisfação do cliente e ao comprometimento da imagem da empresa. A utilização da metodologia permitiu definir um sistema consistente para levantamento e gerenciamento dos custos, o qual se tornou importante para tomada de decisão, para o controle de custos e de qualidade e para melhoria dos processos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13.11.2012
Como Citar
Scopinho, W., & Chaves, C. A. (2012). Custos da qualidade em uma indústria multinacionalautomotiva de grande porte. Exacta, 10(2), 157–166. https://doi.org/10.5585/exacta.v10n2.3777
Edição
Seção
Artigos