Modelagem de dados por regressão múltipla para previsão do consumo de água em Umuarama

Autores

  • Vinicius Vianna
  • Marcelo Dacul Depexe

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.4193

Palavras-chave:

Consumo de água. Previsão. Regressão múltipla

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se encontrar uma equação capaz de prever o consumo de água (volume micromedido) da cidade de Umuarama. Utilizando diferentes variáveis, dados obtidos de séries temporais distintas, conhecimentos estatísticos e práticos, dois modelos matemáticos foram propostos, por meio de um aplicativo de regressão múltipla. Com tais modelos, e atentando para as características próprias do estudo da variação do volume consumido de água, foi possível simular previsões e, com os seus resultados, fazer análises comparativas. Assim, analisaram-se a precisão e os erros obtidos. Ao fim do estudo, chegou-se a uma equação capaz de prever o volume consumido de água de Umuarama com erros aceitáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Vianna

Aluno do 9º período do curso de gradução de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente estagia na área de Desenvolvimento Operacional da SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná.

Marcelo Dacul Depexe

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Desenvolvimento Operacional da SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná.

Downloads

Publicado

28.05.2013

Como Citar

Vianna, V., & Depexe, M. D. (2013). Modelagem de dados por regressão múltipla para previsão do consumo de água em Umuarama. Exacta, 11(1), 33–46. https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.4193

Edição

Seção

Artigos