A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5349Palavras-chave:
Áreas de formação. Currículo. Engenharia de produção. Ensino.Resumo
Objetivou-se analisar os conteúdos abordados pelos principais cursos de graduação em Engenharia de Produção oferecidos por Instituições de Educação Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro e seu alinhamento com os conteúdos abordados em concursos públicos para Engenheiro de Produção. Assim, foram contrapostas três dimensões, a saber: os graduandos interessados em concursos públicos; as empresas que abordam conteúdos em provas para selecionar um profissional com conhecimento dos itens abordados e as IES, que estruturam o currículo da graduação em questão. Observou-se que a Engenharia Econômica teve maior incidência de questões em concursos públicos, estando entre as três áreas com mais disciplinas ofertadas pelas IES, sendo a segunda de maior interesse dos graduandos pesquisados. Concluiu-se que as áreas Engenharia do Produto, Engenharia do Trabalho, Logística e Engenharia da Sustentabilidade são negligenciadas nos currículos dos cursos analisados, sugerindo que em algumas instituições não estejam acompanhando a evolução da sociedade.Downloads
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Publicado
25.08.2015
Como Citar
Mello, J. A. V. B., & Santos, V. J. D. dos. (2015). A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Exacta, 13(1), 55–66. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5349
Edição
Seção
Artigos