A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro

Autores

  • José André Villas Boas Mello CEFET/RJ - Centro Federal de Educaçã Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Vivian Janachevitz Duarte dos Santos CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5349

Palavras-chave:

Áreas de formação. Currículo. Engenharia de produção. Ensino.

Resumo

Objetivou-se analisar os conteúdos abordados pelos principais cursos de graduação em Engenharia de Produção oferecidos por Instituições de Educação Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro e seu alinhamento com os conteúdos abordados em concursos públicos para Engenheiro de Produção. Assim, foram contrapostas três dimensões, a saber: os graduandos interessados em concursos públicos; as empresas que abordam conteúdos em provas para selecionar um profissional com conhecimento dos itens abordados e as IES, que estruturam o currículo da graduação em questão. Observou-se que a Engenharia Econômica teve maior incidência de questões em concursos públicos, estando entre as três áreas com mais disciplinas ofertadas pelas IES, sendo a segunda de maior interesse dos graduandos pesquisados. Concluiu-se que as áreas Engenharia do Produto, Engenharia do Trabalho, Logística e Engenharia da Sustentabilidade são negligenciadas nos currículos dos cursos analisados, sugerindo que em algumas instituições não estejam acompanhando a evolução da sociedade.

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Biografia do Autor

José André Villas Boas Mello, CEFET/RJ - Centro Federal de Educaçã Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

http://lattes.cnpq.br/5948639242737014

Vivian Janachevitz Duarte dos Santos, CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Bacharel em Eng.de Produção

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Publicado

25.08.2015

Como Citar

Mello, J. A. V. B., & Santos, V. J. D. dos. (2015). A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Exacta, 13(1), 55–66. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5349

Edição

Seção

Artigos