Estudo da estabilidade de pequenas barragens de terra compactadas em três teores de umidade

Autores

  • David de Carvalho UNICAMP
  • João Alexandre Paschoalin Filho UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.545

Palavras-chave:

Análise de estabilidade. Barragens de terra. Umidade de compactação.

Resumo

Nesta pesquisa, apresentam-se os fatores de segurança para aterros compactados com solo residual de diabásio. Para a determinação desses fatores, foram simula¬das duas seções hipotéticas de barragens com altura de 5 metros (m) e presença de elementos drenantes e filtrantes. Com o intuito de simular condições de baixo controle de compactação, estudaram-se as seções nos seus teores ótimos de com¬pactação e em valores 4% acima e abaixo desse valor. As análises de estabilidade foram realizadas na Escola de Engenharia de São Carlos (USP), utilizando-se os programas computacionais: Slope/W, para a determinação dos fatores de se¬gurança; e Seep/W, com o objetivo de determinar a linha freática no interior de cada aterro simulado. Os resultados demonstraram a variação da estabilidade dos aterros estudados, de acordo com a umidade de compactação, e que as incli¬nações de taludes sugeridas pela literatura são conservativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David de Carvalho, UNICAMP

Engenheiro Civil. Doutor em Geotecnia – Escola de Engenharia de São Carlos (USP); Professor – Faculdade de Engenharia Agrícola (Unicamp).

João Alexandre Paschoalin Filho, UNINOVE, São Paulo

Engenheiro Geotécnico. Mestre e Doutorando em Geotecnia – Unicamp;Professor no curso de Engenharia Civil – Uninove.

Downloads

Publicado

27.02.2008

Como Citar

Carvalho, D. de, & Paschoalin Filho, J. A. (2008). Estudo da estabilidade de pequenas barragens de terra compactadas em três teores de umidade. Exacta, 2, 55–68. https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.545

Edição

Seção

Artigos