Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.549Palavras-chave:
Geometria dinâmica. Pensamento geométrico grego.Software Cabri Géomètre II.Resumo
Nas aulas de matemática, o uso de softwares de geometria dinâmica pelos alu¬nos, embasado em princípios históricos e filosóficos, pode resgatar um pensa¬mento geométrico que, segundo os gregos, levaria ao mundo do conhecimento. Esse caminho histórico, exemplificado com construções feitas por Apolônio e Arquimedes usando os recursos de geometria dinâmica (GA) do software Cabri Géomètre II, será objeto de estudo deste trabalho para verificar as hipóteses le¬vantadas, o que nos permitirá comprovar, em tempo real, a definição de parábola por meio de áre as construídas por Apolônio e a prova de Arquimedes da soma das áreas dos triângulos obtidos de um segmento de parábola delimitado por um arco parabólico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27.02.2008
Como Citar
Talavera, L. M. B. (2008). Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula. Exacta, 2, 117–132. https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.549
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que tiverem artigos aceitos para publicação na Revista Exacta concordam com os seguintes termos:
- A Cessão dos Direitos Autorais da publicação do artigo à Revista Exacta;
- Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Exacta estão sujeitos a Política de Direitos Autorais CC BY NC SA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/;
- A publicação do artigo pela Revista Exacta, em caráter de exclusividade e em meio eletrônico;
- A indexação do artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar indexada.