Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula

Autores

  • Leda Maria Bastoni Talavera UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.549

Palavras-chave:

Geometria dinâmica. Pensamento geométrico grego.Software Cabri Géomètre II.

Resumo

Nas aulas de matemática, o uso de softwares de geometria dinâmica pelos alu¬nos, embasado em princípios históricos e filosóficos, pode resgatar um pensa¬mento geométrico que, segundo os gregos, levaria ao mundo do conhecimento. Esse caminho histórico, exemplificado com construções feitas por Apolônio e Arquimedes usando os recursos de geometria dinâmica (GA) do software Cabri Géomètre II, será objeto de estudo deste trabalho para verificar as hipóteses le¬vantadas, o que nos permitirá comprovar, em tempo real, a definição de parábola por meio de áre as construídas por Apolônio e a prova de Arquimedes da soma das áreas dos triângulos obtidos de um segmento de parábola delimitado por um arco parabólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Maria Bastoni Talavera, UNINOVE, São Paulo

Especialista em Educação Matemática – Faculdades Oswaldo Cruz; Professora de Informática Aplicada no curso de Matemática, de Cálculo e Lógica Computacional no curso de Ciência da Computação – Uninove; Capacitadora do Projeto Teia do Saber – Uninove.

Downloads

Publicado

27.02.2008

Como Citar

Talavera, L. M. B. (2008). Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula. Exacta, 2, 117–132. https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.549

Edição

Seção

Artigos