Reflexões sobre a relevância de uma utopia contemporânea

Autores

  • Denise Falcão Pessoa UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.552

Palavras-chave:

Arquitetura visionária. Utopia.

Resumo

O artigo põe em discussão a relevância de formular uma utopia contemporânea ante o cenário de um mundo globalizado. A abordagem desse tema é feita pelo viés da arquitetura e de questões urbanas, particularmente das grandes metrópo¬les. Toda utopia pressupõe a existência de uma cidade ideal. A sociedade justa vivendo em harmonia, como postulada inúmeras vezes, vislumbra um espaço urbano salubre e em equilíbrio com a natureza. Os avanços tecnológicos, até meados do século XX, pareciam estar a serviço da humanidade. Isso não se com¬provou no fim do século, contradição que este artigo também busca questionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Falcão Pessoa, UNINOVE, São Paulo

Arquiteta – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie); Doutora em Arquitetura – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP); Mestre em Arquitetura – Faculdade de Arquitetura e Planejamento Urbano (Universidade de Michigan); Professora de Projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo – Uninove.

Downloads

Publicado

27.02.2008

Como Citar

Pessoa, D. F. (2008). Reflexões sobre a relevância de uma utopia contemporânea. Exacta, 2, 175–190. https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.552

Edição

Seção

Artigos Temáticos