Análise e modelagem matemática aplicada ao roteamento veicular em atividade turística na cidade de São Paulo

Autores

  • Flavio Luiz de Moraes Barboza Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"
  • Anderson Alves Furlan Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"
  • Daniel de Andrade Moura Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5931

Palavras-chave:

Transporte, Logística, Programação Linear, City Tour

Resumo

O setor dos transportes é um grande consumidor de recursos e, tratando-se de transporte rodoviário urbano de mercadorias e pessoas, representa a maior parte da totalidade dos deslocamentos diários nos grandes centros urbanos, gerando preocupação devido às perspectivas de forte crescimento e à necessidade de sua ordenação logística e gerencial. Além disso, existe a necessidade da análise do setor sob a ótica ambiental. O objetivo desta pesquisa foi avaliar um plano de transportes a fim de reduzir custos logísticos. Por meio da técnica de Programação Linear, aplicada na modelagem matemática para roteamento de veículos, buscou-se aperfeiçoar o itinerário de um city tour. O resultado apontou que 27 minutos podem ser reduzidos no transporte ótimo, resultando numa economia de quase 50 litros de combustível em uma visita a 18 pontos turísticos de São Paulo.

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Biografia do Autor

Flavio Luiz de Moraes Barboza, Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"

Graduado em Matemática e mestre em Biofísica Molecular pela UNESP; doutorado em Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor da Fatec-Tatuapé, com experiência na área Pesquisa Operacional, Estatística e Finanças (Risco de Crédito).

Anderson Alves Furlan, Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"

Profissional da área de Engenharia de Tráfego, pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Tem experiência em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, e também em Infraestrutura Ferroviária. Atua principalmente nos seguintes temas: engenharia de tráfego, roteirização, sistema de informação geográfica, transporte rodoviário de cargas e passageiros.

Daniel de Andrade Moura, Faculdade de Tecnologia do Tatuapé "Victor Civita"

Graduado em Física pelo IFSP, especialista em Engenharia de Sistemas e Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Possui, também, graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Claretiano. Atualmente realiza pesquisas na área de ensino de ciências, música, informática e energia.

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Publicado

23.03.2016

Como Citar

Barboza, F. L. de M., Furlan, A. A., & Moura, D. de A. (2016). Análise e modelagem matemática aplicada ao roteamento veicular em atividade turística na cidade de São Paulo. Exacta, 13(3), 403–416. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5931

Edição

Seção

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