Mineração de agregados em área urbana: planejamento integrado e recuperação ambiental

Autores

  • Edson de Baptisti Mackenzie
  • Francisco Nogueira de Jorge USP
  • Lindolfo Soares USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.624

Palavras-chave:

Aterro de inertes. Expansão urbana. Mineração de agregados. Recuperação ambiental.

Resumo

Agregados naturais, matéria-prima para a construção civil, possuem baixo valor agregado, sendo o transporte responsável por 2/3 de seu preço final. Por isso, as minerações deles precisam ficar próximas do mercado consumidor, e instalam-se, normalmente, na periferia dos núcleos urbanos. A urbanização crescente, com a ocupação do entorno das pedreiras, acaba gerando problemas para o aproveita¬mento total das reservas, devido às restrições ambientais que impõem limites à extração, obrigando à busca de novas áreas cada vez mais distantes dos centros consumidores. A abertura de cavas e seu abandono geram locais conhecidos como ‘vazios’ de mineração. A recuperação ambiental dessas áreas e sua reintegração à paisagem têm sido feitas com seu uso para a disposição de resíduos da constru¬ção civil. Exemplo dessa solução é o Aterro de Resíduos Inertes de Itaquera, cuja construção, além de recuperar a área minerada pela Pedreira Itaquera, permitirá seu uso seqüencial e melhor aproveitamento do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson de Baptisti, Mackenzie

Engenheiro Civil – UnG; Especialista em Saneamento Ambiental – Mackenzie.

Francisco Nogueira de Jorge, USP

Geólogo – Instituto de Geociências (USP); Doutor em Engenharia – Escola Politécnica (USP); Mestre em Geologia de Engenharia. DIC – Membro do Imperial College of Science and Technology (Universidade de Londres) [Inglaterra]; Mestre em Geotecnia – Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Lindolfo Soares, USP

Geólogo e Mestre em Geologia Aplicada – Instituto de Geociências e Professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo – Escola Politécnica (USP);Doutor em Engenharia Civil (Área de Geotecnia) – Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Downloads

Publicado

27.02.2008

Como Citar

de Baptisti, E., de Jorge, F. N., & Soares, L. (2008). Mineração de agregados em área urbana: planejamento integrado e recuperação ambiental. Exacta, 2, 203–212. https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.624

Edição

Seção

Artigos Temáticos