Estratégia no canal de distribuição: análise comparativa entre atacadista distribuidor e de autosserviço

Autores

  • Thiago Alves Souza Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Éderson Luiz Piato Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6650

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Canais de Distribuição, Atacadistas

Resumo

A dinâmica dos mercados, a acirrada concorrência e a exigência de maiores níveis de serviço por parte dos clientes, levam as organizações a desenvolverem estratégias complexas relacionadas ao seu processo de distribuição. Compondo o canal de distribuição estão empresas como atacadistas distribuidores e atacadistas de autosserviço. Neste artigo, objetivou-se identificar e analisar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos atacadistas distribuidores e de autosserviço no canal de distribuição. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória. Utilizou-se como método o estudo de caso com entrevistas semiestruturadas com os gestores da área de distribuição dos atacadistas. Os resultados encontrados possibilitaram a construção de um quadro-síntese. Considerando a distribuição, observaram-se estratégias do atacadista distribuidor, como entrega porta a porta, equipe de vendas treinada, relacionamento com a indústria e gestão das atividades logísticas. Para o atacadista de autosserviço identificaram-se estratégias, como parceria com fornecedores, disposição de lojas físicas, centros de distribuição e realização de contratos logísticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Alves Souza, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e Doutorado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

Éderson Luiz Piato, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - Campus Sorocaba

Professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Pesquisador dos grupos GEPAD (ADM / UFSCar), GEPAI (DEP / UFSCar) e GEMA (FAGEN / UFU). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Gestão Empresarial, com ênfase nas linhas de pesquisa em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia de Marketing, Marcas Próprias, Canais de Distribuição, Gestão de Marcas no Setor Atacadista, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Agribusiness.

Downloads

Publicado

13.07.2017

Como Citar

Souza, T. A., & Piato, Éderson L. (2017). Estratégia no canal de distribuição: análise comparativa entre atacadista distribuidor e de autosserviço. Exacta, 15(2), 259–274. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6650

Edição

Seção

Artigos